Entrega da duplicação da AL-110 fortalece mobilidade no Agreste
Em pleno feriado de São João, o Governo de Alagoas inaugurou a duplicação da rodovia AL-110, no trecho que conecta Arapiraca a São Sebastião, consolidando um investimento superior a R$ 93 milhões do Tesouro Estadual. São 23 quilômetros de pista ampliada, que interligam Arapiraca diretamente à BR-101, uma medida considerada pelo governador Paulo Dantas como um marco para o desenvolvimento regional.
Para Dantas, a obra representa um avanço estratégico ao oferecer infraestrutura e logística adequadas para o escoamento da produção comercial e agrícola, além de garantir transporte seguro e eficiente para a população. “Essa obra não está 99% pronta, ela está 100% concluída”, afirmou o governador, ressaltando a importância da duplicação para a atração de investimentos e fortalecimento do setor produtivo local.
Articulação política e técnica impulsionam o projeto
O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, destacou que a realização da duplicação é fruto da conjugação entre planejamento técnico e apoio político. Ele ressaltou a parceria entre a prefeitura, o governo estadual e o Senado, especialmente o trabalho do governador Paulo Dantas, do ministro Renan Filho e do senador Renan Calheiros. “O Agreste, o Sertão e o estado de Alagoas vivem uma nova era”, comentou o gestor, ao enfatizar que o desenvolvimento exige coordenação e esforços conjuntos.
Leia também: Arco Metropolitano em Alagoas: investimento de R$ 252 milhões para melhorar trânsito e economia
Leia também: Projeto Rota dos Corais impulsiona turismo sustentável entre Pernambuco e Alagoas com R$ 3,3 milhões em investimentos
O secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, lembrou que há uma década a duplicação de rodovias era vista como um desafio distante. Ele recordou que a entrega da duplicação entre São Miguel dos Campos e Arapiraca marcou o início de uma série de intervenções viárias que hoje avançam rumo ao Sertão, com obras em andamento em Jaramataia, Batalha, São José da Tapera e outras localidades.
Avanços estruturais consolidam Arapiraca como polo regional
Além da ampliação da pista, a obra da AL-110 contemplou pavimentação asfáltica, sistema de drenagem, meio-fio e melhorias na sinalização vertical e horizontal. Para o prefeito Luciano Barbosa, Arapiraca assume uma posição central no desenvolvimento de Alagoas, com a duplicação criando uma verdadeira rede de conexões que impulsionam a mobilidade e a economia estadual.
“Antes, todos os caminhos levavam a Roma. Hoje, com essas duplicações, podemos dizer que os caminhos levam a Arapiraca”, afirmou Luciano, ao destacar o papel estratégico do município na capilaridade da infraestrutura rodoviária do estado. O fortalecimento da AL-110, segundo ele, é um passo fundamental para ampliar a integração e o crescimento econômico do Agreste e do Sertão alagoano.
A expectativa é que o avanço dessas obras viabilize uma logística mais eficiente, atraindo novos investimentos e melhorando a qualidade de vida da população local. A duplicação da AL-110 reforça a estratégia do governo estadual em priorizar intervenções estruturais que promovam o desenvolvimento sustentável e a integração territorial no estado.

