Saúde da Mulher em Foco
Na tarde de sexta-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde de Barreiras, por meio do Centro de Atendimento à Mulher (CAM), realizou mais uma Agenda Especial com a oferta de ultrassonografia mamária direcionada a mães atípicas. Esta iniciativa é parte das ações do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de útero.
A coordenadora do CAM, Emanuela Oliveira, ressaltou que a ação foi elaborada de forma a atender diretamente a demanda reprimida de mães que frequentam o Centro de Especialidades em Reabilitação (CER II). “Essas mulheres foram previamente agendadas, acolhidas e participaram de uma roda de conversa sobre autocuidado e prevenção. Muitas vezes, dedicando-se quase que exclusivamente a cuidar de seus filhos, elas acabam negligenciando a própria saúde. O objetivo é cuidar de quem cuida”, destacou Emanuela.
Leia também: Outubro Rosa: Prefeitura de Barreiras Realiza 70 Exames Preventivos em Ação Especial
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: Hans Asenbaum Discute IA, Identidade e Democracia em Palestra na UFMG
Fonte: soudebh.com.br
Durante o evento, 20 mães foram atendidas com exames de ultrassonografia mamária, e outras 60 já têm agendamento para os dias 22 e 29 deste mês, quando serão oferecidos também ultrassonografias pélvicas e transvaginais, conforme a necessidade de cada paciente. Ao todo, três turnos foram dedicados exclusivamente a atender as mães atípicas, garantindo um atendimento humanizado que facilita o acesso a serviços de diagnóstico.
Segundo a coordenadora, a ação foi também um momento de escuta e acolhimento. “Conversamos com essas mulheres sobre o Outubro Rosa e enfatizamos a importância do cuidado preventivo. Essa é uma ação que simboliza o comprometimento da Secretaria Municipal de Saúde em promover saúde e bem-estar, especialmente para essa população que enfrenta tantos desafios diariamente”, completou Emanuela.
A iniciativa reforça o compromisso do município em promover a saúde da mulher e a inclusão, oferecendo acolhimento e atenção integral às mães que dedicam suas vidas ao cuidado de filhos com deficiência ou necessidades especiais. A ação, além de promover exames essenciais, é um passo importante para garantir que as mães recebam a atenção e os cuidados que merecem.