Colégios Militares e Desempenho no Enem
O recente levantamento divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) traz à tona a excelente performance dos colégios militares de Alagoas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ranking das instituições públicas, as duas melhores colocações pertencem aos Colégios Tiradentes, que operam sob a supervisão da Polícia Militar, localizados em Arapiraca e Maceió. No cenário privado, a liderança é do Colégio Contato, que tem se destacado com as maiores médias. Os dados foram coletados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e analisados pela empresa Evolucional, com a divulgação ocorrendo em julho.
O Colégio Contato, que cobra mensalidades em torno de R$ 2 mil, se sobressaiu com a média geral impressionante de 674,98 pontos, alcançando as melhores notas em quase todas as áreas do Enem. Curiosamente, até a 12ª posição do ranking, todas as instituições listadas são de ensino privado.
Desempenho da Rede Pública
No segmento público, o Colégio da Polícia Militar Tiradentes, em Arapiraca, apresentou o melhor desempenho, com uma média de 623,47 pontos, ocupando a 13ª posição. Logo atrás, a unidade de Maceió conquistou 600,77 pontos, posicionando-se em 28º lugar. O Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Arapiraca, também teve destaque, com uma nota de 598, ocupando a 32ª posição. A primeira escola estadual não vinculada à Polícia Militar a aparecer no ranking é a Edleuza Oliveira da Silva, de São Miguel dos Campos, que ficou na 112ª colocação.
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A disparidade entre as notas das redes pública e privada em Alagoas é evidente, refletindo um cenário socioeconômico que se repete em todo o Brasil e impacta diretamente a qualidade da educação pública.
Fatores Que Contribuem para o Sucesso
Major Anderson, subcomandante do Colégio da Polícia Militar Tiradentes, afirma que os resultados obtidos pelas duas unidades não são meramente acidentais, mas sim o resultado de um projeto pedagógico que visa a preparação integral dos alunos. “Acreditamos que um aprendizado eficaz vai além da memorização. Por isso, nossas salas de aula são dinâmicas e estimulantes, pautadas por metodologias que promovem o pensamento crítico e a autonomia”, afirmou.
Ele destacou a implementação de metodologias como projetos integradores, aulas práticas, debates e seminários, além do foco contínuo em leitura, interpretação de texto e simulados temáticos. A disciplina também se revela um diferencial. “A rotina estruturada, a atenção às tarefas e a valorização do esforço constante se traduzem em hábitos de estudo mais eficazes e em uma maior responsabilidade por parte dos alunos”, completou.
Planejamento e Formação Docente
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No Colégio Contato, Ernesto Stadtler, diretor pedagógico do Ensino Médio, atribui os altos índices de aprovação ao planejamento contínuo. “Desde o primeiro ano, trabalhamos com projetos específicos voltados para o Enem. Durante o terceiro ano, aprofundamos os conteúdos, realizamos revisões e aplicamos até oito simulados idênticos ao exame oficial”, explicou.
Stadtler também enfatiza a importância do treinamento constante dos professores. “Eles são preparados de forma contínua para entender o perfil do Enem, desenvolver questões semelhantes e orientar os alunos de maneira eficaz. Trouxe o Contato para Alagoas para preencher uma lacuna: uma escola que buscasse resultados concretos”, disse.
Desigualdade no Acesso à Educação
O educador e doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, Aristóteles de Oliveira, avaliou que os dados sublinham a histórica desigualdade entre as redes de ensino. “Isso mostra um abismo estrutural no acesso à qualidade de ensino, recursos pedagógicos, infraestrutura e formação docente. A predominância das escolas privadas nas melhores colocações reflete um sistema educacional ainda muito desigual”, destacou.
Ele observa que estudantes da rede pública enfrentam desafios adicionais, como responsabilidades familiares e a necessidade de contribuir para a renda do lar. “Enquanto isso, os alunos da rede privada, em geral, têm a possibilidade de se dedicar exclusivamente aos estudos”, complementou.
Sobre o desempenho dos colégios militares, Oliveira ressalta a gestão autônoma e a rigidez disciplinar como fatores que contribuem para os bons resultados, mas pondera: “Embora apresentem um desempenho positivo, não podem ser vistos como o único modelo, pois sua realidade não é replicável para a maioria das escolas públicas.”
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reafirmou seu compromisso com a equidade social e a valorização da educação pública. Em nota, destacou iniciativas como o Cartão Escola 10, que inspirou a política nacional Pé de Meia, o Programa Professor Mentor e o Foca Enem.
A Seduc também enfatizou que, em 2023, o Ensino Médio estadual alcançou um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) histórico de 4,1, o que reflete políticas estruturantes e o crescente engajamento dos estudantes.
A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, expressou seu orgulho pelos resultados dos colégios militares. “Parabenizo publicamente as unidades de Maceió e do Agreste por suas conquistas que são fruto do trabalho árduo de nossos professores e da dedicação incansável de nossos alunos. Essas vitórias são um reflexo do nosso compromisso com uma educação pública de qualidade que prepara nossos jovens para os desafios futuros”, concluiu.