Comemorações e Novas Diretrizes
Na última sexta-feira, 17 de outubro, o auditório do Hospital Municipal do Idoso estava repleto de profissionais da saúde em uma emocionante homenagem ao Dia do Médico, celebrado em 18 de outubro. A cerimônia contou com a presença de representantes da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) e do Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná (Simepar). Durante o evento, a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak, anunciou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aderiu à campanha “atestado responsável”, uma iniciativa desenvolvida em parceria com o CRM-PR, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa-PR) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).
A partir de segunda-feira, todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade exibirão banners com as novas orientações. Segundo as diretrizes que serão apresentadas aos pacientes, atestados médicos só serão fornecidos para aqueles que estão internados ou em situações que justifiquem a ausência do trabalho. Além disso, declarações de comparecimento poderão ser requeridas na recepção após o atendimento.
Desafios da Emissão de Atestados
A campanha “atestado responsável” surge como um suporte aos médicos, que frequentemente enfrentam pressão da população para a emissão de atestados, mesmo em circunstâncias que não exigem tal documentação. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) revelou dados que indicam um aumento na demanda por atendimentos nas UPAs nas segundas-feiras, o que pode ser um reflexo da busca por atestados médicos.
Em média, são feitas 3.333 classificações de risco aos domingos, em comparação com 5.178 nas segundas-feiras, o que representa um crescimento de 55%. De janeiro a setembro, a quantidade de atestados emitidos nas UPAs foi de 45.465 aos domingos, contra 114.336 nas segundas-feiras – um número 2,5 vezes superior.
A análise por horário também revela que o maior número de atestados emitidos ocorre entre 8h e 10h da manhã, período que coincide com o início das jornadas de trabalho. Nos primeiros nove meses de 2025, um total de 915,8 mil atestados médicos foram emitidos nas UPAs e unidades de saúde, dos quais 224.917 foram registrados entre as 8h e 10h.
Reconhecimento aos Profissionais da Saúde
O evento não se limitou apenas à campanha; houve também homenagens a médicos que se destacaram em suas carreiras. Tânia Maria Santos Pires e Ivete Berkenbrock foram indicadas pela SMS, enquanto Nelson Vasquez e Silvio Takeshi foram reconhecidos pela Feas. Juntamente com eles, outros 37 profissionais médicos receberam homenagens, cada um representando diferentes setores de atuação da rede de saúde municipal.
Além disso, a secretária Tatiane Filipak e a médica Marina Marcondes, diretora de Atenção à Saúde da Feas, também foram reconhecidas pelo seu trabalho e dedicação à saúde pública.
Palestra e Encerramento do Evento
O evento foi encerrado com uma palestra proferida pela especialista em tributação médica, Carmen Rita Soethe de Barros. Com foco na organização financeira, Carmen compartilhou orientações e dicas valiosas para os profissionais presentes. A cerimônia contou ainda com a presença de Sezifredo Paz, diretor-geral da Feas, Edeli dos Santos Peppe, conselheira do CRM-PR, e Marlu Volnei, presidente do Simepar.