Investimento para Impulsionar a Cultura e o Turismo Nordestino
Na última quinta-feira (5), os nove governadores do Nordeste se reuniram para aprovar um financiamento voltado à promoção da cultura e do turismo da região fora do Brasil. A decisão foi tomada durante a primeira assembleia geral do Consórcio Nordeste de 2026, que ocorreu no Centro de Eventos do Hotel Jatiúca, em Maceió.
O montante de R$ 450 mil, que será dividido entre os estados nordestinos, será empregado na criação de materiais de divulgação que destaquem as ricas potencialidades do Nordeste. A coordenadora da Câmara Temática do Turismo, secretária Bárbara Braga, destacou que a região tem observado um aumento significativo no número de turistas internacionais, com estados como a Paraíba registrando até 300% de crescimento. “É fundamental que ampliemos a divulgação das nossas belezas e tradições no exterior. Estamos preparando uma campanha para promover nossas festas juninas na Argentina”, anunciou a secretária.
Além da pauta sobre turismo, os governadores também abordaram outros assuntos de interesse regional, como as regras de transição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), que neste momento está sob análise no Supremo Tribunal Federal (STF). Foi decidido que uma reunião será agendada com o presidente do STF, ministro Fachin, para solicitar o adiamento da análise deste tema, que está marcada para o dia 1º de março.
Os líderes estaduais ainda propuseram que a Câmara Temática dos secretários da Fazenda elabore uma proposta a fim de evitar prejuízos financeiros aos estados do Nordeste diante das novas regras do FPE. Outro tema relevante discutido foi o processo que está em tramitação na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que visa reduzir tarifas para o Norte, mas exclui os estados nordestinos dessa benesse.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, comentou a situação, afirmando que enquanto os estados do Norte poderão ter uma redução de até 20% nas contas de energia, no Nordeste esse percentual deve ser limitado a apenas 5%.
No encerramento da reunião, o presidente do Consórcio Nordeste, governador Paulo Dantas, expressou agradecimentos aos colegas governadores pela participação. “Asseguro que todos os compromissos firmados nessa primeira assembleia serão cumpridos”, declarou.

