Integração Cultural e Segurança Marcam Agenda da Banda da Guarda Civil
A Banda da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCMM) deu início, nesta terça-feira (4), às suas apresentações de fevereiro com uma recepção especial a um navio turístico no Porto de Maceió. Essa ação não apenas reafirma o compromisso da Guarda Civil Municipal com a segurança da população, mas também destaca seu papel na promoção cultural e na interação com trabalhadores e turistas que visitam a capital alagoana.
Segundo Eduardo Marinho, secretário municipal de Segurança Cidadã, a presença da banda em eventos desse tipo é crucial para fortalecer a imagem de Maceió. “A Banda da Guarda é um importante instrumento de integração com a população e de valorização da nossa cidade, levando música, cultura e acolhimento aos maceioenses e turistas”, afirmou.
A programação deste mês conta com uma série de apresentações em eventos institucionais, iniciativas comunitárias e atividades culturais, ampliando o contato da corporação com a comunidade local.
O subinspetor Ederaldo Oliveira, um dos fundadores da Banda da Guarda, criada em 2005, enfatizou a importância da música dentro da corporação. Ele destacou que, ao se aproximar das comunidades, a Guarda promove a arte e a cultura como elementos essenciais para o apoio à segurança pública. “De acordo com o lema da Guarda, somos preventivos, protetores e sociais. E na Banda, fazemos segurança pública de outra forma: por meio da arte e da música. Trabalhamos com uma cultura de pacificação, de entendimento e de empatia, contribuindo para uma sociedade mais respeitosa e menos violenta”, explicou.
A agenda de apresentações da Banda da Guarda Civil Municipal de Maceió para fevereiro inclui:
- 05/02 – Casa de Ranquines, Rua Barão de Anadia, nº 85 (15h)
- 06/02 – Restaurante Popular (10h30)
- 10/02 – Grupo Reviver, Rua São Paulo, nº 180, Tabuleiro (16h)
- 11/02 – Recepção a navio turístico (10h)
- 12/02 – CRAS Área Lagunar (13h30)
A Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sems) reforça que a programação da Banda da Guarda Civil Municipal está em constante atualização e que datas e horários das apresentações podem sofrer alterações, garantindo assim uma dinâmica que se adapta às necessidades da comunidade.

