Vacinação: Uma Prioridade em Maceió
A vacinação continua sendo um dos principais métodos de prevenção contra diversas doenças, e está disponível gratuitamente em todo o Brasil por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Maceió, a oferta de vacinas é realizada pela Atenção Primária, assegurando que a população tenha acesso a imunizantes em diferentes locais da capital.
Estão disponíveis vacinas que protegem contra influenza, Covid-19, meningite, dengue, HPV, entre outras que fazem parte do calendário nacional de imunização. Para aumentar a cobertura vacinal e fortalecer a proteção coletiva, especialmente entre os grupos prioritários, é fundamental que a população busque a imunização e se mobilize para comparecer aos pontos de vacina.
Claydson Moura, secretário de Saúde de Maceió, enfatiza a importância da vacinação como uma estratégia de prevenção coletiva, especialmente no período pós-carnaval. “A vacina está acessível pelo SUS e temos locais estratégicos para garantir a imunização da população contra doenças oportunistas. As vacinas salvam vidas e, agora, após o carnaval, é crucial que todos atualizem suas cadernetas de vacinação, tanto os grupos prioritários quanto a população em geral”, afirmou.
Locais para Vacinação em Maceió
As unidades básicas de saúde estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com salas de vacinação disponíveis para usuários cadastrados e também para o público em geral. Para receber a vacina, é necessário apresentar o cartão de vacinação. Além disso, as unidades que participam do Corujão da Saúde funcionam até as 21h, oferecendo mais oportunidades para quem precisa se vacinar.
Pontos de Vacinação nos Shoppings
Os shoppings da cidade também colaboram como pontos fixos de vacinação, disponíveis todos os dias das 12h às 20h, o que facilita o acesso para aqueles que não conseguem ir às unidades durante a semana. Isso é uma medida importante para garantir que todos tenham a chance de se imunizar.
Centro de Atendimento ao Turista (CAT Mercado do Artesanato)
Localizado no estacionamento do Mercado do Artesanato, no bairro da Levada, o Centro de Atendimento ao Turista também oferece vacinação. O serviço está disponível para turistas e para a população local, de segunda a sábado, das 8h às 14h, e aos domingos, das 8h ao meio-dia.
A expansão dos pontos de vacinação demonstra o compromisso da gestão municipal com a saúde pública, aproximando os serviços de saúde da população e reforçando as estratégias de prevenção. É aconselhável que todos mantenham suas cadernetas de vacinação atualizadas e busquem o ponto de vacinação mais próximo.
Unidades com Corujão da Saúde
Para quem precisa de serviços de vacinação até as 21h, as seguintes unidades estão disponíveis:
- UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);
- UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);
- UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);
- UBS José Tenório (Serraria);
- UBS Durval Cortez (Prado);
- UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);
- UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);
- UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);
- UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);
- UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);
- USF Jorge David Nasser (Ipioca);
- USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);
- UBS Jardim São Francisco (Levada);
- UBS Felício Napoleão (Jacintinho);
- URS Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);
- URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);
- URS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins);
- UBS João Macário (Santos Dumont);
- UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);
- USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);
- UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);
- UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra);
- UBS Roland Simon (Vergel).

