Transformação Digital no SUS em alagoas
A Universidade Federal de alagoas (Ufal) acaba de dar um passo significativo na área da saúde ao aprovar um projeto inovador no âmbito do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/I&SD), em colaboração com o Ministério da Saúde. Com o nome “Transformação Digital no SUS: Grupos Tutoriais para Pesquisa, Inovação e Educação Permanente em Informação e Saúde Digital”, a iniciativa é uma parceria entre a Ufal e as secretarias de Saúde do estado e dos municípios de Maceió e Arapiraca, marcada por uma proposta abrangente e impactante.
O projeto contempla a criação de 12 Grupos de Aprendizagem Tutorial (GAT), o que resulta na oferta de 192 bolsas de estudos para tutores, preceptores, orientadores de serviço e alunos de graduação. O coordenador de Desenvolvimento Pedagógico da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), professor Willamys Cristiano Soares Silva, destaca que essa é uma oportunidade para promover a formação interdisciplinar, unindo ensino, serviços e a comunidade. “O objetivo é criar uma nova cultura digital entre estudantes, profissionais e usuários do SUS, além de estimular o avanço das tecnologias digitais em saúde”, ressaltou.
O PET-SUS tem como uma de suas metas articular conhecimentos e práticas de diferentes cursos na área da saúde, junto a instituições parceiras, com foco na inovação do ensino e no incentivo à pesquisa aplicada. Na Ufal, cada um dos 12 GATs reunirá estudantes e tutores de campi como Arapiraca e A. C. Simões, em Maceió, além de servidores da área da Saúde. A intenção é desenvolver projetos que atendam às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) em alagoas, oferecendo apoio financeiro mensal aos estudantes durante a vigência do projeto, juntamente com orientação acadêmica e técnica.
“A aprovação deste edital é um marco para a integração entre a universidade, o serviço, a prática profissional e a comunidade. Essa iniciativa não só potencializa a extensão, a pesquisa e as ações comunitárias, mas também proporciona uma experiência formativa única e alinhada com as necessidades locais, criando soluções inovadoras para a transformação digital do SUS”, afirmou a coordenadora institucional, professora Cristiane Nascimento.
A seleção dos bolsistas já foi concluída e as atividades do projeto começaram no dia 1º de agosto deste ano, paralelamente à escolha de preceptores e orientadores de serviço, feitas pelas instituições envolvidas. O objetivo é manter a rede de colaboração ativa mesmo após o término do financiamento, garantindo uma cultura institucional que prioriza a transformação digital no SUS alagoano.
Com essa conquista, a Ufal se posiciona como líder institucional, oferecendo coerência e capilaridade a 12 frentes que, sob a mesma bandeira, buscam transformar digitalmente a saúde no estado, formando profissionais qualificados que respeitem os princípios da Universalidade, integralidade e equidade do SUS. Essa iniciativa está diretamente relacionada à melhoria da qualidade dos serviços e à promoção da saúde pública em alagoas.
Grupos de Aprendizagem Tutorial e suas Temáticas
Os 12 Grupos de Aprendizagem Tutorial abordarão diversas áreas, incluindo temas como Inteligência Artificial em projetos terapêuticos, contrarreferência digital, redução do absenteísmo por meio de soluções de IA e teleconsultas, gestão do conhecimento e prontuário eletrônico (PEC-SUS). Outras áreas incluem inclusão de surdos via Libras digital, vigilância epidemiológica digital, apoio em saúde mental mediado por soluções digitais e enfrentamento da desinformação na Rede de Atenção Psicossocial (Raps/Caps).
Esses grupos têm como propósito solucionar problemas reais da assistência, promovendo inovação tecnológica que alia educação ao trabalho, e estimulando o desenvolvimento de protótipos e estratégias para a transformação digital no SUS.
As atividades da pesquisa-ação serão voltadas à criação, prototipagem e validação prática de soluções digitais em saúde nos serviços locais, utilizando metodologias ativas e participativas, com encontros regulares, tanto presenciais quanto virtuais, para análise e aprimoramento das soluções propostas. A produção contínua de teleducação, incluindo cursos a distância (EaD), também será uma prioridade, assim como a elaboração de materiais educativos voltados a populações vulneráveis, adaptando as soluções digitais às suas necessidades.
Todas as atividades e a produção científica e tecnológica dos grupos estarão alicerçadas no Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Digital (Nupidigi), que será formalizado na Ufal. O núcleo apoiará publicações, registros de software e patentes, além de articulações com o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) e as secretarias de saúde municipais e estadual.