Inovação no Atendimento a Gestantes em Penedo
A Prefeitura de Penedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu destaque nesta sexta-feira, 23, durante a 13ª Feira dos Municípios Alagoanos, realizada em Maceió. A cidade foi reconhecida pelo seu desempenho exemplar entre os oito municípios alagoanos selecionados pelo Ministério da Saúde para um programa-piloto que introduziu o Núcleo de Telessaúde no atendimento a gestantes.
A apresentação do trabalho realizado em Penedo ocorreu no painel intitulado “SUS Digital na Prática: Como a transformação digital pode reduzir custos e ampliar o acesso nos municípios”, com a participação da gestora da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), Ana Estela Haddad.
Resultados e Maturidade Digital
Lançado em 2025, o Núcleo de Telessaúde incluiu o município por causa da ‘maturidade digital’ da rede de Atenção Básica da SMS. Isso reflete os investimentos em tecnologia que atendem a demandas inovadoras, uma das prioridades da administração do prefeito Ronaldo Lopes. Segundo Wagna Martins, gerente do Núcleo de Telessaúde em Alagoas, a seleção dos municípios levou em consideração a capacidade digital e o plano de ação do SUS Digital.
“Fizemos um estudo sobre os municípios com maturidade digital e analisamos o plano de ação do SUS Digital. Assim, escolhemos aqueles que tinham a capacidade de receber o projeto”, explica Martins.
O programa-piloto também levou em conta os índices de mortalidade materna e neonatal, com as taxas de Penedo se destacando por estarem abaixo da meta nacional para 2030, que estipula 30 mortes para cada 100 mil nascidos vivos. Dados recentes do IBGE mostram que, em 2023, Penedo registrou apenas onze óbitos, incluindo dois casos de morte materna.
Colaboração e Inovação Tecnológica
A parceria entre os governos federal, estadual e municipal, juntamente com a Universidade Federal de Alagoas, implementa tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), monitoramento sistemático e orientações especializadas, além de treinamentos tanto online quanto presenciais.
A enfermeira Wkeytiny França, da Coordenação de Atenção Primária à Saúde na SMS, detalhou como a atenção às gestantes foi ampliada em Penedo. “Cada gestante é avaliada na unidade de saúde, onde há profissionais capacitados que utilizam o programa. Após a primeira consulta, são solicitados todos os exames laboratoriais e de ultrassom”, disse.
O protocolo inclui um ultrassom doppler das artérias uterinas na 11ª a 13ª semanas de gestação. Com o resultado em mãos, a gestante retorna à unidade de saúde para avaliação médica e preenchimento da ferramenta de teletriagem, que classifica o risco do caso.
Prevenção e Cuidados Específicos
Essa inovação é crucial para salvar vidas, uma vez que previne riscos de pré-eclâmpsia, uma condição grave relacionada ao aumento da pressão arterial nas gestantes. Em uma análise com 83 gestantes atendidas com teletriagem, foram identificados 37 casos com risco habitual, 29 com risco médio e 17 com alto risco, refletindo a importância de um acompanhamento médico preciso.
“Com esses dados, a gestante pode acessar cuidados específicos com especialistas disponíveis para os oito municípios assistidos em Alagoas, recebendo diagnósticos e acompanhamento necessário para evitar o desenvolvimento de hipertensão no início da gestação”, acrescenta Wagna Martins.
Para o prefeito Ronaldo Lopes, os resultados obtidos com essa inovação tecnológica representam um avanço significativo nos serviços de saúde oferecidos à população de Penedo, reafirmando o compromisso da administração em promover uma qualidade de vida melhor para suas gestantes.

