Segurança Reforçada para o Clássico das Multidões
A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) está mobilizando aproximadamente 200 agentes para garantir a segurança durante o Clássico das Multidões, que ocorrerá nesta quarta-feira (18) entre Clube de Regatas Brasil (CRB) e Centro Sportivo Alagoano (CSA). O efetivo será distribuído tanto dentro quanto nas proximidades do Estádio Rei Pelé, conforme o planejamento operacional já definido.
A partida, válida pelas semifinais do Campeonato Alagoano, está agendada para começar às 20h, no Trapichão, em Maceió. Para assegurar que tudo ocorra de maneira segura, o policiamento começará a ser implementado antes do jogo, mantendo vigilância durante o evento e após o apito final. A apresentação da tropa da PM está prevista para às 16h30, e a interdição de trânsito nas vias ao redor do estádio terá início às 17h.
Estratégia de Policiamento
Mais de 30 patrulhas estarão em ação, focando na revista dos torcedores durante o acesso ao estádio e na segurança nos setores do Trapichão. O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), a Companhia de Policiamento do Choque (CPChoque) e o Regimento de Polícia Montada (RPMon) farão parte da estratégia de policiamento ostensivo, cada um contribuindo com suas funções específicas.
As viaturas do BPTran serão responsáveis pela gestão do tráfego na Avenida Siqueira Campos e nas vias adjacentes, enquanto as equipes do CPChoque garantirão a segurança no campo, com atenção especial aos túneis de acesso dos vestiários dos atletas e árbitros. Além disso, haverá varredura no estádio, revista nos ambulantes e inspeção do material das torcidas organizadas. A presença de conjuntos de Cavalaria nos arredores do Estádio Rei Pelé visa prevenir possíveis tumultos entre torcedores.
Proibições e Regras para Torcedores
A PM-AL também está cumprindo uma decisão judicial que proíbe a presença de torcedores de algumas facções em jogos do CRB e CSA. Aqueles que estão sob restrição devem se apresentar à PM duas horas antes do início das partidas de seus respectivos clubes. Os torcedores condenados do CSA deverão se apresentar na sede do Batalhão de Rotam, localizado no Farol, enquanto os do CRB se apresentarão no Regimento de Polícia Montada (RPMon), em Chã da Jaqueira.
Esses torcedores são acusados de planejar e realizar ataques contra torcidas rivais, e o período de proibição, segundo o Tribunal de Justiça de Alagoas, é de 60 dias, contando a partir do dia 7 de fevereiro. A liberação dos indivíduos mencionados na sentença ocorrerá duas horas após o término dos jogos.
A expectativa é de que a atuação da PM garanta um ambiente seguro para os torcedores e que o Clássico das Multidões seja, acima de tudo, uma celebração do futebol alagoano.

