Ilumina Maceió Intensifica Ações na Orla
Após finalização dos trabalhos de limpeza na Avenida Gustavo Paiva, a Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) está expandindo suas atividades de ordenamento e remoção de fiação obsoleta. Os serviços se concentram agora na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito e na Via Litorânea, abrangendo as áreas de Cruz das Almas e Jacarecica.
O objetivo da prefeitura é finalizar a limpeza da orla até o bairro de Jacarecica, concluindo o contorno da via e conectando novamente à Avenida Gustavo Paiva pela rodovia AL-101 Norte.
Na última semana, uma parceria entre a Ilumina Maceió e a Associação de Provedores do Estado de Alagoas (Aspeal) resultou na remoção de mais de 25 toneladas de fiação obsoleta ao longo de 3,3 quilômetros na Avenida Gustavo Paiva, uma área crucial próxima a shoppings, supermercados, escolas e residências.
Desde o início do projeto em maio, já foram retiradas mais de 130 toneladas de fios velhos em diversos bairros da capital alagoana. As ações começaram na orla, entre Jaraguá e Jatiúca, e se expandiram para Pontal, Centro, Mangabeiras, Antares, além das áreas de Cruz das Almas e Jacarecica.
A remoção desse material, que antes comprometia a segurança dos pedestres e dificultava a manutenção da iluminação pública, resultou na implementação de uma rede mais organizada e eficiente. Além de melhorar a segurança, a ação promoveu um impacto visual positivo, limpando as ruas de emaranhados e promovendo a estética urbana, especialmente nas áreas mais movimentadas da cidade.
Gutenberg de Melo, diretor-presidente da Ilumina Maceió, destaca que o Projeto Poste Limpo é realizado em locais de grande circulação de pessoas, com forte atividade comercial e potencial turístico, além de onde há risco para a população que demanda intervenções urgentes.
“Nossos técnicos são especializados para assegurar que as redes ativas de internet e telefonia continuem operando, evitando prejuízos a estabelecimentos, indústrias ou residências. Esta ação elimina fios obsoletos de internet e telefonia sem uso, prevenindo riscos de acidentes, incêndios e poluição visual”, explica Melo.
Após a conclusão dos trabalhos na orla e ações emergenciais, o projeto deverá avançar para grandes avenidas, como a Gustavo Paiva, onde os serviços já foram parcialmente realizados, e posteriormente às Avenidas Fernandes Lima, Leste-Oeste e Durval de Góes Monteiro.

