Uma Nova Era na Educação em Boa Vista
A Prefeitura de Boa Vista apresentou, nesta sexta-feira, 14 de setembro, em alusão ao Dia Nacional da Alfabetização, a Política Municipal de Alfabetização e Letramento. O evento foi realizado no auditório da Escola Municipal Nara Ney, localizada no bairro Caçari, e marca um momento significativo para a gestão educacional da capital.
A iniciativa está em sintonia com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O objetivo da política é promover uma educação pública de qualidade, equitativa e inclusiva que valorize a leitura e a escrita de um modo prazeroso e compreensível, garantindo às crianças o direito de aprender na idade adequada.
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“Essa medida estabelece diretrizes fundamentais para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. Além disso, reforça ações voltadas à recuperação das aprendizagens de alunos do 3º ao 5º ano, que ainda enfrentam os impactos da pandemia”, afirmou Lincoln Silva, secretário municipal de Educação e Cultura.
A Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes tem se destacado na alfabetização por meio de práticas inovadoras e lúdicas. Durante o evento, a gestora Edinar Castro Sousa compartilhou sua experiência bem-sucedida ao aplicar a metodologia de consciência fonêmica nos alunos do 1º e 2º ano, o que rendeu à escola o Prêmio Destaque em Alfabetização, oferecido pelo Prêmio Gestão.
“Desde 2024, a escola tem investido em estratégias que estimulam a leitura e a escrita por meio de jogos, leitura compartilhada e ambientes adaptados, tanto dentro quanto fora da sala de aula. Esse trabalho foi reconhecido com o Prêmio Destaque em Alfabetização, valorizando um ambiente escolar criativo e acolhedor. A escola acredita que letrar e alfabetizar é viável quando se promove um ambiente que favoreça essas ações”, destacou Edinar.
Marco Educacional para o Município
A nova política representa um marco na organização das ações de alfabetização em Boa Vista, definindo marcos de aprendizagem que abrangem toda a trajetória escolar, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Isso assegura continuidade, monitoramento e coerência no processo de formação dos estudantes.
Entre as ações estratégicas, o Projeto de Correção de Fluxo se destaca, criado para auxiliar estudantes que apresentam distorção idade-série e dificuldades de aprendizagem. Além disso, a política contempla formação continuada para professores da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA.
O documento também prevê acompanhamento pedagógico sistemático e a realização de avaliações internas bienais a fim de monitorar o progresso da alfabetização em toda a rede de ensino. Para fortalecer as práticas pedagógicas, serão desenvolvidos e distribuídos materiais didático-pedagógicos específicos, alinhados às metodologias de leitura, escrita e alfabetização matemática.
Outra novidade é que a política abrange, de forma inédita, ações inclusivas destinadas a escolas indígenas, do campo, contextos bilíngues e educação especial, levando em conta a diversidade cultural e linguística presente no município.

