Serviços de Saúde Acessíveis para a Comunidade
No dia 21 de fevereiro, moradores do Residencial Maceió 1, localizado na Cidade Universitária, tiveram a oportunidade de receber profissionais do programa Olhar da Gente Comunidades. O foco principal da ação foi a realização de triagens para cirurgias de catarata, que já estão agendadas para a próxima semana no Hospital da Cidade. Além disso, o programa Brota na Grota também marcou presença, oferecendo serviços integrados de várias secretarias para a população local.
Márcia dos Santos, uma das moradoras do Maceió 1, expressou alívio ao comentar sobre sua experiência: “Achei o atendimento muito bom. Eu estava há dois anos aguardando pela cirurgia de catarata e, finalmente, essa oportunidade chegou. Fiquei impressionada com a rapidez dos exames; já saí daqui com tudo feito e agendado”.
É importante destacar que, após os procedimentos cirúrgicos, os pacientes recebem acompanhamento pós-operatório, além de receberem óculos escuros e colírios, garantindo uma recuperação completa e efetiva.
Iniciativa que Promove Dignidade e Acesso à Saúde
Marina Candia, primeira-dama de Maceió e idealizadora do projeto, ressaltou a importância da iniciativa: “Estamos promovendo dignidade, acesso e agilidade nos procedimentos de saúde para nossa população. Os pacientes já saem daqui com todos os exames pré-operatórios realizados e com encaminhamento para o Hospital da Cidade para a cirurgia na próxima semana, o que torna o cuidado muito mais eficiente”, afirmou.
O programa Olhar da Gente não se limita apenas ao Residencial Maceió 1. Ele tem promovido cirurgias de catarata para pacientes não apenas da capital, mas também de municípios vizinhos em Alagoas. A articulação é realizada pela senadora Eudócia Caldas, com a execução direta da Prefeitura de Maceió, tendo o apoio do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Ministério da Saúde. Para a realização de 10 mil cirurgias em 30 municípios alagoanos, foi investido um total de R$ 9,8 milhões, um importante passo para garantir que mais pessoas tenham acesso a cuidados oftalmológicos adequados.
Com ações como essas, a saúde pública no estado ganha um novo impulso, demonstrando que iniciativas direcionadas podem fazer a diferença na vida de muitas pessoas que, por anos, esperaram por atendimento especializado. A parceria entre o governo e as comunidades é um exemplo de como a união de esforços pode transformar realidades e proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos.

