Um Passeio pela Old Dubai
Dubai, atualmente conhecida por seus arranha-céus impressionantes, restaurantes de alto padrão e ilhas artificiais, também abriga uma área histórica que, frequentemente, não recebe a devida atenção dos turistas que visitam a cidade-estado dos Emirados Árabes. Contudo, a nova edição do guia Best in Travel, da Lonely Planet, sugere que isso pode mudar. Realizar um tour que une gastronomia e cultura por Old Dubai está entre as experiências mais recomendadas para 2026, segundo a renomada publicação de viagens.
O guia classifica essa atividade como uma das 50 experiências essenciais para viajantes no próximo ano, destacando rotas que prometem enriquecer os roteiros de quem busca conhecer um lado diferente da metrópole moderna.
Belezas e Tradições da Old Dubai
O núcleo da antiga Dubai localiza-se nas margens do Khūr Dubayy, um braço de água salgada que se estende por 14 quilômetros e é conhecido como Dubai Creek. Nesse cenário, as paisagens contrastam fortemente com as imagens típicas associadas aos Emirados Árabes. Edificações de baixo perfil e arquitetura tradicional convivem harmoniosamente com minaretes, proporcionando um visual que remete às raízes da cidade. Pequenos abras, barcos de madeira tradicionais, funcionam como táxis aquáticos, permitindo que os visitantes naveguem entre os pontos turísticos ao longo do riacho.
Nesta área, muitos espaços que celebram as tradições locais coexistem com restaurantes que merecem destaque, conforme recomendado no guia da Lonely Planet. Um dos pontos de partida recomendados para esse tour é o Distrito Histórico Al Fahidi, onde casas do século 19, que sobreviveram à era do petróleo, agora abrigam restaurantes, museus e hotéis-boutique.
“Explorar os bairros mais antigos da cidade em um passeio gastronômico oferece uma visão sobre a história de Dubai, revelando o que nosso autor descreve como ‘um rico mosaico de sabores que moldam a cena culinária diversa que define a cidade hoje’”, comentou Tom Hall, vice-presidente da Lonely Planet.
Destaques Gastronômicos da Old Dubai
O guia enfatiza as diversas influências que compõem o cenário gastronômico de Dubai, onde elementos do Irã, Índia e leste da África se somam às tradições locais para criar pratos únicos que agradam paladares de diversas partes do mundo. Na Old Dubai, algumas das melhores experiências culinárias oferecem uma verdadeira imersão na cultura local.
Para uma refeição autêntica, o Arabian Tea House se destaca pela dedicação à culinária tradicional emiradense, com receitas que passam de geração em geração. Outro local imperdível é a Jafer Biman Ali Cafeteria, que possui mais de 65 anos de história e é famosa por seus sucos e lanches, localizada em frente ao Spice Souk, um dos mercados de especiarias mais populares. Já o Al Ustadi Special Kebab, em operação desde 1978, é o restaurante iraniano mais antigo da cidade, atraindo visitantes em busca de sabores marcantes.
Para os que preferem opções mais sofisticadas, o Al Khayma Heritage Restaurant, que possui um Bib Gourmand no guia Michelin, e o Bayt Al Wakeel, que conta com 90 anos de história e oferece pratos tradicionais árabes, são excelentes escolhas. Além disso, as experiências oferecidas pelo Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum Centre for Cultural Understanding (SMCCU) possibilitam uma refeição enquanto os locais compartilham conhecimentos sobre a cultura e a gastronomia de Dubai, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes.

