Nova Lei traz alívio financeiro para trabalhadores das duas rodas em Alagoas
Os mototaxistas e motofretistas de Alagoas vão celebrar um alívio no bolso em 2026. Com a promulgação da Lei Estadual nº 9.777/2025, assinada pelo governador Paulo Dantas, esses profissionais poderão economizar até R$ 530 em taxas relacionadas ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).
A legislação isenta os mototaxistas e motofretistas de pagar os custos dos cursos especiais e das provas teóricas exigidas, além de reduzir taxas para alteração de características e dados dos veículos. Essa mudança é um passo significativo para desburocratizar a vida desses trabalhadores, que utilizam suas motocicletas e ciclomotores como ferramentas essenciais para o sustento.
As motocicletas, por sua natureza prática e econômica, têm se tornado cada vez mais populares entre os alagoanos, que as utilizam não apenas para transporte, mas como uma fonte importante de renda. A isenção total do IPVA, juntamente com um desconto de 50% na taxa de licenciamento anual e em outras três taxas do Detran, já beneficiava esses profissionais por meio do programa Correria, promovido pelo Governo do Estado.
Marco Fireman, diretor-presidente do Detran Alagoas, destacou a necessidade de simplificar e tornar mais acessível a vida dos trabalhadores. Ele comentou: “O governador Paulo Dantas tem um compromisso claro: desburocratizar e baratear a vida de quem trabalha e produz. Com a Lei 9.777, estamos garantindo mais de 500 reais de economia no bolso do mototaxista e do motofretista. O Detran Alagoas é um parceiro dos trabalhadores, incentivando a regularização e valorizando o esforço de quem está todos os dias prestando serviços à população.”
Essa economia representa um alívio significativo para muitos, como destacou Erasmo Gomes, presidente da Associação dos Mototaxistas e Motoboys de Maceió. Ele afirmou que as mudanças promovidas pelo governo trazem dignidade e ajudam a tirar muitos trabalhadores da informalidade. “Estamos diariamente nas ruas em busca de sustento para as nossas famílias. Todos esses benefícios e facilidades do Governo do Estado, por meio do Detran, tiram os trabalhadores da informalidade. Além disso, fazem com que eles consigam se regularizar. Com essa economia garantida pela redução das taxas, os profissionais poderão investir esse dinheiro na própria família”, disse Erasmo.
Assim, a lei não apenas beneficia os mototaxistas e motofretistas, mas representa um esforço contínuo do governo alagoano em promover condições mais dignas de trabalho e contribuir para a estabilidade financeira dessas categorias. A expectativa é que, com essas medidas, mais trabalhadores consigam se regularizar e, consequentemente, melhorar suas condições de vida e a de suas famílias.

