Prazos Cruciais para a Confirmação das Matrículas
A partir desta quinta-feira, 18 de dezembro, a confirmação das matrículas para novos alunos da rede pública municipal de Maceió será realizada até o dia 23 de dezembro de 2025. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), após a liberação dos resultados da pré-matrícula online, na quarta-feira (17).
Os responsáveis ou os próprios estudantes, no caso de maiores de idade, devem comparecer à unidade escolar onde o aluno foi alocado. A Semed alerta que a ausência nesse período resulta na perda automática da vaga, que será disponibilizada para outros estudantes na lista de suplência.
Suplência e Vagas Remanescentes
Os alunos que não obtiveram vagas nas escolhas de unidades escolares durante a pré-matrícula serão automaticamente incluídos na lista de suplentes. Eles poderão ser convocados para preencher as vagas remanescentes a partir do dia 5 de janeiro de 2026.
Leia também: 198 Novos Servidores da Saúde Assumem Cargos e Reforçam a Rede Pública no Ceará
Fonte: amapainforma.com.br
Leia também: Acre no Mundo: Novo Programa de Intercâmbio Internacional para Estudantes
Fonte: acreverdade.com.br
Documentação Necessária para a Matrícula
Para efetuar a confirmação da matrícula, é imprescindível que os responsáveis levem a seguinte documentação:
- Certidão de nascimento, RG ou RNM;
- Comprovante de residência;
- CPF do estudante;
- CPF e documento de identidade do responsável;
- Informações de contato, como telefone e e-mail;
- Carteira de vacinação (para crianças até 7 anos) e cartão do SUS;
- Histórico ou declaração escolar (para alunos a partir do 2º ano);
- Duas fotografias 3×4 do estudante.
Leia também: Escolas Estaduais em Minas Gerais Devem Divulgar Vagas de Matrícula
Fonte: soudebh.com.br
Ampliação do Número de Vagas na Educação
No processo de pré-matrícula de 2025, a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, disponibilizou 6,5 mil novas vagas, sendo 4.500 destinadas à Educação Infantil e 2.000 ao Ensino Fundamental. A cidade também contará, a partir do ano letivo de 2026, com a inauguração de 12 novos Gigantinhos (Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs) e duas novas escolas.
Nos últimos cinco anos, a Prefeitura tem trabalhado para reduzir o déficit de vagas na Educação Infantil em Maceió. A abertura de 13 Gigantinhos contribuiu para ampliar a capacidade de atendimento, passando de 9 mil vagas em 2020 para 20.500 vagas a partir de 2026, com a introdução de mais 12 unidades de ensino, que contarão com estruturas modernas e climatizadas em diversos bairros da capital alagoana.

