Um Marco Econômico para Maceió
O ano de 2025 foi significativo para Maceió, que encerrou com uma conquista histórica: a menor taxa de desemprego registrada em sua série histórica, alcançando 7,1%. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a capital alagoana agora se destaca no cenário nordestino, ficando atrás apenas de Aracaju e Natal no que tange à empregabilidade.
A gestão municipal atribui essa conquista a uma série de estratégias focadas na cultura, que já representa 10% do PIB da cidade. Além disso, um conjunto abrangente de políticas públicas possibilitou que Maceió fosse responsável por 51% de todas as novas vagas com carteira assinada geradas no estado no último ano.
O Papel do Turismo e da Cultura na Economia
Especialistas apontam que a transformação de Maceió em um verdadeiro “parque a céu aberto” se revelou um diferencial importante para superar as crises passadas, inclusive os danos causados pela mineração. O economista Arnóbio Cavalcanti, professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), observa que “turismo e cultura na cidade são indústrias com chaminés em atividade”.
Os números corroboram essa avaliação: enquanto o estado registrou um pouco mais de 16 mil novos empregos formais até outubro de 2025, Maceió sozinha contribuiu com quase 9 mil novos postos de trabalho.
Modernização do Sine e Inclusão Social
A modernização do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Maceió também foi fundamental para esse avanço. Em 2025, a Secretaria Municipal do Trabalho (Semtes) realizou 12.500 atendimentos, sendo que a principal mudança foi a integração ao sistema do Ministério do Trabalho. Com isso, agora, o trabalhador se cadastra e já sai com a entrevista de emprego agendada, facilitando o processo de inserção no mercado.
Além disso, a gestão municipal diversificou suas frentes de atuação para garantir que o crescimento econômico fosse inclusivo, abordando públicos específicos. Um dos programas, o Emprega Jovem, focado em jovens em busca da primeira oportunidade, formou 360 alunos em 2025, totalizando 7 mil capacitados desde 2021.
Outro projeto relevante, o Emprega Delas, é uma iniciativa itinerante que capacitou e inseriu 100 mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho em 2025. Já o Emprega Maceió intermediou mais de mil vagas em setores essenciais como construção civil, hotelaria e farmácias. Para completar, o programa Emprega 40+ busca reinserir profissionais mais experientes que estão em busca de novas oportunidades.

