Destaques do Panorama Empresarial em Maceió
No primeiro semestre de 2025, Maceió se destacou com a abertura de 12.374 empresas, liderando o ranking de novas aberturas e encerramentos de negócios, conforme revelou a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) nesta quarta-feira, dia 16. A análise abrangeu todos os 102 municípios alagoanos, revelando um panorama empresarial dinâmico e em crescimento.
Entre as cidades que se destacaram na abertura de empresas estão Arapiraca, com 2.201 novos registros, Marechal Deodoro (655), Rio Largo (652), Penedo (445) e Palmeira dos Índios (346). Contudo, Maceió também liderou o ranking de fechamentos, com 6.907 empresas encerradas. Outras localidades que apresentaram um número significativo de baixas foram Arapiraca (1.212), Penedo (430), e Rio Largo (380).
O Que Acontece no Interior?
Leia também: Horários de Funcionamento: O que Abre e Fecha em Maceió Durante o Feriado de Corpus Christi
Leia também: Horários de Abertura e Fechamento no Feriado de Corpus Christi em Maceió: O que Funciona e o que Está Fechado
Um dado relevante é que, dos 102 municípios, 99 abriram mais negócios do que fecharam. Somente Feliz Deserto, Jaramataia e Olho d’Água Grande foram exceções, apresentando um número de encerramentos superior ao de novas aberturas.
Fazendo uma comparação com os números registrados em 2024, algumas cidades do interior mostraram crescimentos notáveis nas aberturas de empresas. Monteirópolis, por exemplo, obteve um aumento impressionante de 300% no número de novos negócios. Outras cidades, como Quebrangulo (235,29%) e Olho d’Água Grande (200%), também mostraram um crescimento expressivo.
Cidades em Ascensão
Se focarmos apenas nos municípios com mais de 100 aberturas, os maiores crescimentos foram vistos em Barra de Santo Antônio (88,14%), Teotônio Vilela (68,60%) e Boca da Mata (46,43%). Esta tendência de crescimento na abertura de novos empreendimentos sugere um ambiente cada vez mais favorável para negócios na região.
Leia também: Horários de Funcionamento: O que Abre e Fecha em Maceió Durante o Feriado de Corpus Christi
Leia também: Horários de Abertura e Fechamento no Feriado de Corpus Christi em Maceió: O que Funciona e o que Está Fechado
Fechamentos em Comparação
No entanto, ao observar as extinções de empresas, notamos que sete municípios conseguiram manter ou até reduzir o número de baixas em comparação com os semestres anteriores. Esses municípios incluem Coqueiro Seco, Maravilha e Monteirópolis, demonstrando uma certa estabilidade no setor empresarial.
Índices Históricos e Novos Recordes
A Junta Comercial do Estado de Alagoas também revelou que, em todo o Estado, foram abertas 23.685 empresas no primeiro semestre de 2025, estabelecendo um novo recorde histórico para esse período. Este número representa um impressionante aumento de 26,52% em relação ao mesmo período de 2024, quando 18.721 empresas foram abertas. O crescimento também supera o recorde anterior de 21.388 negócios, registrado em 2021.
Além disso, os números deste semestre estão acima das médias anuais de anos anteriores, tendo se mostrado maiores do que os registrados em cada um dos 12 meses anteriores a 2018.
De acordo com os dados da Juceal, foram constituídos 17.886 Microempreendedores Individuais (MEIs), 4.145 Microempresas (MEs), 1.131 Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e 523 negócios sem porte definido. Essa diversidade de novos empreendimentos é um sinal positivo para a economia local, revelando um forte espírito empreendedor entre os alagoanos.