Agenda presidencial em Alagoas
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está previsto para visitar Alagoas ainda neste mês com uma agenda focada em duas áreas cruciais: habitação e pesquisa agroalimentar. A expectativa é que Lula participe da celebração nacional do programa Minha Casa, Minha Vida, em Maceió, e da inauguração oficial da nova sede do Centro de Pesquisa da Embrapa, que está localizada no bairro da Pescaria.
Embora haja rumores indicando que a visita possa ocorrer no próximo dia 23 de janeiro, até o momento, tanto o Partido dos Trabalhadores quanto as autoridades locais não confirmaram a data. A Prefeitura de Maceió e o governo de Alagoas também informaram que a agenda do presidente ainda está em fase de definição.
No evento relacionado ao Minha Casa, Minha Vida, o presidente será recepcionado pelo prefeito de Maceió, JHC (PL), uma vez que a atividade contempla ações realizadas pela administração municipal em parceria com o governo federal. Este compromisso faz parte das comemorações pelos 2 milhões de unidades habitacionais entregues pelo programa em todo o Brasil.
Em Maceió, as políticas habitacionais resultaram na entrega de mais de 5,4 mil moradias desde o início da atual gestão municipal. Entre os empreendimentos destacados estão os conjuntos habitacionais Alamedas, Vale Bentes II, Oiticica I e II, além do Parque da Lagoa, que deverá ser o carro-chefe da visita presidencial. Este complexo habitacional está situado às margens da Lagoa Mundaú e beneficia famílias oriundas de comunidades tradicionais da região, como Mundaú, Sururu, Peixe e Muvuca.
O Parque da Lagoa conta com mais de 1,7 mil apartamentos distribuídos em diversas edificações, oferecendo unidades padronizadas de dois quartos e infraestrutura urbana completa. Para 2026, a prefeitura planeja ainda a entrega de novos empreendimentos habitacionais, ampliando assim o alcance do programa na capital.
Inauguração da Embrapa
Além das atividades relacionadas ao setor habitacional, Lula também deverá participar da inauguração do novo Centro de Pesquisa de Alimentos da Embrapa, com recepção do governador Paulo Dantas (MDB). O novo centro já está concluído e irá integrar a estrutura nacional de pesquisa da empresa pública.
O foco do centro será a agregação de valor aos alimentos brasileiros e o desenvolvimento territorial sustentável. Para isso, a estrutura contará com laboratórios voltados para tecnologia e inovação alimentar, etnoconhecimento e conservação da sociobiodiversidade. O espaço também funcionará como um hub de pesquisa compartilhada, destinado à capacitação de produtores e agentes das cadeias agroalimentares e do turismo rural.

