Reestruturação do Mercado da Produção em Maceió
Na última segunda-feira (28), o prefeito de Maceió, JHC, anunciou a abertura do edital de licitação para a reestruturação do Mercado da Produção, localizado na parte baixa da cidade. O investimento nesta obra está estimado em quase R$300 milhões, com recursos já garantidos pela Prefeitura.
“Esta obra representa um marco para nossa cidade. Com a reestruturação, buscaremos adequar este espaço à importância dos trabalhadores e empreendedores da nossa comunidade, que sempre lutaram para manter o mercado vivo. Durante muitos anos, este local ficou esquecido, mas desde o início da nossa gestão, temos buscado soluções”, declarou JHC.
O prefeito também enfatizou a necessidade de implementar tecnologias que previnam alagamentos durante a estação chuvosa: “Pretendemos criar uma infraestrutura sólida, que não apenas preserve a memória cultural do mercado, mas que também sirva como um importante patrimônio da cidade”.
A realização da obra será dividida em duas fases, com a proposta de transformar o Mercado da Produção em um ambiente moderno e acessível, aprimorando as condições para o trabalho e o atendimento ao público. O novo espaço será integrado na rota turística de Maceió, atraindo ainda mais visitantes.
Entre os principais avanços esperados com o projeto estão a ampliação da área construída, que triplicará para mais de 40 mil m². Além disso, o número de permissionários aumentará de cerca de 1.400 para 2.035, e serão criadas aproximadamente 900 novas vagas de estacionamento, facilitando o acesso dos clientes.
A sustentabilidade será uma prioridade, com a instalação de energia solar e um sistema de reaproveitamento de água. O novo mercado também contará com uma praça de alimentação equipada com palco para apresentações, instalação de câmaras frias, novos boxes, áreas climatizadas e espaços de convivência. Um espaço específico para ônibus de turismo e uma creche Gigantinhos também serão incluídos no projeto. A acessibilidade será garantida por meio da construção de rampas, banheiros adaptados, piso tátil e sinalização adequada para pessoas com deficiência.
Para minimizar o impacto sobre os permissionários, a execução da obra será modulada, permitindo que o funcionamento do mercado continue durante o período de reforma. O desenvolvimento do projeto levou cerca de seis meses e contou com a colaboração dos permissionários, que foram consultados em todas as etapas do processo.
A Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura, programou a licitação internacional para a contratação da empresa responsável pela execução das obras de reforma e ampliação do Mercado da Produção para o dia 29 de setembro de 2025. O processo licitatório será realizado na modalidade de concorrência eletrônica, com a modalidade de empreitada por preço global, em forma semi-integrada.
O edital será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), informando todos os detalhes e etapas da obra que promete revitalizar este importante espaço comercial da cidade.