Oportunidade para Especialistas Melhorar o Acesso à Saúde no SUS
O Ministério da Saúde está promovendo inscrições até este domingo (12) para a segunda chamada do Mais Médicos Especialistas, uma iniciativa do programa Agora Tem Especialistas que busca ampliar o acesso ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). Em Alagoas, são oferecidas 40 vagas para cadastro reserva em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública.
Essa ação do governo federal tem como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias, permitindo que os médicos escolham os locais onde desejam atuar, entre quase três mil postos de serviços de saúde disponíveis em todo o país. A expectativa é aumentar a eficiência dos serviços oferecidos à população.
Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, destacou que 320 médicos convocados na primeira chamada já estão atuando em 156 municípios em todas as regiões do Brasil. As novas inscrições foram abertas para aumentar a participação de mais profissionais no programa.
Leia também: Crescimento do Comércio Varejista de Vestuário em Alagoas: 6,4% em 2024
Leia também: Inspeções da CGJ Fortalecem a Justiça no Agreste de Alagoas: Um Novo Marco na Gestão Judiciária
“Abrimos oportunidades em mais serviços e, de acordo com a escolha feita pelo médico sobre onde deseja atuar, vamos avaliar a possibilidade de cursos de aprimoramento na área. A alocação das vagas leva essa análise em conta. Por isso, é fundamental que os médicos se inscrevam, indiquem os serviços que preferem e aproveitem o suporte de hospitais de excelência para se atualizar”, afirmou Proenço.
Os interessados podem se inscrever na plataforma da UNA-SUS, onde devem preencher um formulário. Os selecionados serão convocados em futuras chamadas, de acordo com a disponibilidade de vagas nas instituições formadoras. Para participar, os candidatos precisam ser especialistas nas áreas de anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia oncológica, ginecologia, endoscopia, coloproctologia, gastroenterologia, obstetrícia, cardiologia, oncologia clínica, radiologia e otorrinolaringologia.
Fortalecimento do Atendimento e Aprimoramento Profissional
Leia também: Virgínia Lyra Recebe Medalha de Mérito em Alagoas e se Torna Cidadã Honorária
Leia também: Americanas Abre 70 Vagas Temporárias e Efetivas em Alagoas para Fim de Ano
Além de contribuir para o atendimento em hospitais e policlínicas do SUS, os médicos especialistas aprovados no programa passarão por um processo de aprimoramento profissional em suas áreas. Esse curso, que será ministrado por profissionais de referência de hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) e da Rede Ebserh, tem como objetivo assegurar que o SUS conte com especialistas mais bem preparados.
Os profissionais dedicarão 16 horas semanais à prática assistencial nas unidades do SUS e mais quatro horas por semana a atividades educacionais, que incluem mentoria remota e imersões em serviços de referência. O curso terá uma duração total de 12 meses e abordará temas como cirurgia coloproctológica focada em tumores colorretais, cirurgia ginecológica relacionada a tumores ginecológicos, oncologia clínica com ênfase nos cânceres prevalentes no SUS, radioterapia, planejamento e execução, além de ultrassonografia mamária diagnóstica e intervencionista.