Investimento em educação Digital
O Governo de Alagoas anunciou um investimento superior a R$ 100 milhões voltado para a modernização da rede pública de ensino, por meio do programa Alagoas Conectada. A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão digital, alinhando-se à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), proposta pelo governo federal.
Como parte desse esforço, foram adquiridos 40 mil Chromebook que serão distribuídos em laboratórios móveis em escolas estaduais. Essa distribuição seguirá a proporção de dois dispositivos para cada 10 alunos, um número que é o dobro do recomendado pelo Ministério da Educação (MEC), garantindo pelo menos duas horas de uso pedagógico semanal.
Leia também: Governo de Alagoas Investiu R$ 1,3 Milhão em Obras do Pró-Estrada em Estrela de Alagoas
Leia também: Alagoas: Mais de 291 mil micro e pequenas empresas registradas, revela Juceal
Além disso, o estado está em processo de contratação de novos serviços destinados a ampliar o acesso à Internet e à rede Wi-Fi em todas as instituições de ensino. Com isso, em 2024, o número de escolas que atendem aos parâmetros mínimos de conectividade do MEC deve mais que dobrar, passando de 68 para mais de 140, o que representa 46% da rede. Essa evolução é um passo significativo em direção à modernização da educação no estado.
Leia também: Projeto Saúde em Rede chega a Alagoas: Fortalecendo a Saúde Pública na 8ª Região
Leia também: TV Gazeta de Alagoas: 50 Anos de História Celebrados com Missa e Homenagens
A iniciativa conta com o apoio técnico da MegaEdu e é vista pelo governo como uma prioridade, visando garantir equidade e inclusão digital. A proposta não se limita apenas à melhoria da conectividade, mas também foca no uso pedagógico da tecnologia, preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.