Reflexões sobre Bullying e inclusão
A Semana de Exposição Científica e Cultural — II SECC 18 — foi um evento marcante, reunindo alunos, professores e convidados em uma programação rica que visou promover a produção científica, a cultura e a formação cidadã dos estudantes da Escola 18 de Maio, em Crato.
Um dos pontos altos da programação foi a palestra do professor de Direito e advogado, Rener Cavalcante. Ele abordou o delicado tema do bullying, trazendo à tona discussões sobre os impactos da violência no ambiente escolar e a relevância do respeito, empatia e inclusão. Cavalcante ressaltou que o bullying pode prejudicar significativamente o desenvolvimento emocional e social dos alunos, enfatizando a urgência de implementar ações educativas contínuas dentro do espaço escolar.
A participação da professora de História, Elenita Lacerda, também foi fundamental. Acadêmica de Direito, ela contribuiu com uma perspectiva histórica e social, destacando a escola como um ambiente vital para a formação crítica e para a promoção dos direitos humanos. “As instituições de ensino devem ser espaços que fomentam discussões essenciais sobre a nossa sociedade”, afirmou Lacerda durante o debate.
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Fonte: acreverdade.com.br
Durante a abertura do evento, a diretora Goretti Alencar fez questão de ressaltar a importância de unir conhecimento científico e cultural. “Não podemos dissociar o saber científico da cultura; a Educação deve ter um objetivo social”, defendeu a diretora, sublinhando a importância da integração entre diferentes saberes para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
O evento também contou com a participação entusiástica dos alunos do PIBID URCA Letras e PIBID URCA/IFCE, que estão envolvidos em projetos pedagógicos com estudantes do Ensino Fundamental II da escola. Essa colaboração fortalece a aprendizagem e aproxima a universidade da educação básica, promovendo um intercâmbio de conhecimentos muito necessário.
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Fonte: cidaderecife.com.br
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Fonte: odiariodorio.com.br
Dentre os trabalhos apresentados, os cordéis elaborados pelos alunos do 5º ano, intitulados “Nosso Patrimônio e Nossa História do Cariri”, se destacaram. Essas produções não só valorizaram a identidade cultural da região, mas também evidenciaram o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, mostrando que a educação vai além da sala de aula.
A II SECC 18 reafirma o compromisso da Escola 18 de Maio em oferecer uma educação que seja inclusiva, crítica e profundamente conectada com a cultura local. O evento não apenas promoveu reflexões sobre temas prementes como bullying e inclusão, mas também solidificou o papel da escola como um espaço propício para a transformação social e o desenvolvimento integral dos alunos.

