Movimentações políticas em Alagoas
A Casa de Direitos de Maceió, que faz parte da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), acaba de ampliar seus atendimentos para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O aumento de vagas diárias para agendamento saltou de 64 para 128, dobrando a capacidade do serviço, que agora se estende até as 17h.
Esse contexto ocorre em meio a um cenário político aquecido. O deputado federal Alfredo Gaspar, do União Brasil, está avaliando a possibilidade de concorrer a uma cadeira no Senado, conforme indicam fontes próximas e aliados. Gaspar tem acompanhado de perto as pesquisas e a relevância que ganhou durante a CPMI do INSS, considerando a candidatura algo viável e necessário, como já expôs a seus apoiadores.
Quando questionado sobre sua possível mudança de partido, Gaspar, ciente de que sua permanência no União Brasil é complicada devido ao interesse do atual presidente da federação UB-PP em Alagoas, Arthur Lira, disse: “Em breve saberei”. A confirmação da candidatura ao Senado parece estar em andamento, conforme afirmam seus aliados.
Gaspar havia planejado anunciar sua candidatura no dia 5 deste mês. No entanto, a pedido de Lira, a divulgação foi adiada para o dia 25. Até essa data, ele deve decidir qual partido irá se filiar, considerando o Podemos, além de outras legendas que estão tentando atrair o relator da CPMI.
Possível aliança política
Os bastidores políticos em Alagoas revelam que Alfredo Gaspar e Arthur Lira estão se articulando para uma possível dobradinha no Senado. A configuração atual também inclui JHC, que pode disputar o governo, mas essa estratégia depende da rápida definição do futuro político do prefeito de Maceió nas eleições deste ano.
A disputa para o Senado e o governo do Estado promete ser acirrada, uma vez que Arthur Lira tem demonstrado firme intenção de concorrer a uma das duas vagas disponíveis. Nos bastidores, a expectativa é de que essa corrida atraia a atenção do eleitorado alagoano.
Se essas projeções se concretizarem, um dos três protagonistas – Renan, Arthur Lira ou Alfredo Gaspar – pode ficar de fora da disputa, dependendo de quem conseguir conquistar os eleitores durante a campanha, que se intensificará ao longo do ano.
Cenário incerto na política local
Um político bem conhecido no cenário alagoano acredita que Arthur Lira, embora esteja em uma trajetória ascendente em sua campanha tanto na capital quanto no interior, pode não se lançar como candidato ao Senado. Essa crença é fundamentada na observação de suas ações e no fortalecimento de sua imagem no estado.
Contudo, o ex-presidente da Câmara dos Deputados tem promovido o nome de seu filho, Álvaro Lira, como um forte candidato a deputado federal, indicando que suas estratégias políticas estão em plena movimentação.
Preparativos para o Carnaval
Enquanto isso, a cidade de Maceió já começou a se preparar para o Carnaval. O Verão Massayó, com desfile de blocos e orquestras de frevo, teve início na orla da Pajuçara no último domingo, apontando para a expectativa de um evento vibrante. O tradicional Pinto da Madrugada, por exemplo, retorna neste ano ao seu antigo percurso, prometendo mais animação aos foliões.
O governo do Estado e a Prefeitura de Maceió têm se unido para garantir a segurança de turistas e foliões durante o período festivo. Para isso, está sendo feito um reforço na atuação das polícias Civil e Militar e da Guarda Municipal, visando proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos.

