A Falta de Infraestrutura Ferroviária
Apesar de Alagoas não fazer parte do trajeto da ferrovia Transnordestina, a expectativa de uma possível reconexão ferroviária pode reposicionar o estado no cenário logístico regional. Isso depende, porém, de um estudo de viabilidade que está sendo conduzido pela Infra S.A., com foco na implementação de “ferrovias inteligentes”. Enquanto a pesquisa não é finalizada, representantes do setor produtivo alagoano alertam que a ausência de um modal ferroviário pode criar um cenário de estagnação na logística.
Uma pequena porção da ferrovia que existe em Alagoas, inativa há décadas, está em processo de reativação para o transporte de passageiros em Arapiraca, onde está sendo implantado o primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
Leia também: Governo e Empresários: Fortalecendo o Setor Produtivo do Alto Acre
Fonte: acreverdade.com.br
Leia também: Operação Velocidade Máxima: PRF encerra ação em Minas Gerais com resultados expressivos
Fonte: soudebh.com.br
Esse trecho, parte da antiga Malha Nordeste, foi concedido à Ferrovia Transnordestina Logística em 1998 e não operava desde 2011. Com uma extensão de 9 km, o VLT visa resgatar a função da ferrovia como um motor de crescimento e revitalização urbana.
Questionado sobre iniciativas para a construção de ferrovias em Alagoas, o Ministério dos Transportes informou ao Movimento Econômico, através de uma nota, que a Infra S.A. estabeleceu uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para realizar um estudo de viabilidade econômica sobre os trechos ferroviários atualmente paralisados, que serão devolvidos pelas concessionárias. A conclusão desse estudo está prevista para o final deste ano.
Segundo o ministério, os trechos que forem considerados viáveis para a operação ferroviária poderão ser disponibilizados ao mercado por meio de um chamamento público, com a finalidade de contratar “ferrovias inteligentes” na modalidade de autorização, de modo a integrar a malha ferroviária nacional. Os trechos que não apresentarem viabilidade poderão ser redirecionados para municípios interessados em requalificá-los para outros fins.