Capacitação e Geração de Renda Para Mulheres em Maceió
A Equatorial Alagoas está prestes a lançar, no dia 24 de janeiro, o projeto Energia Feminina. Esta iniciativa, realizada pelo Instituto Equatorial, foca na capacitação e geração de renda para mulheres, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. O lançamento ocorrerá no Centro de Convenções de Maceió, durante a Feira dos Municípios, que acontece de 22 a 25 deste mês.
O projeto é parte da atuação do Grupo Equatorial, que abrange estados como Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul. O principal objetivo é fortalecer o protagonismo feminino por meio da autonomia financeira.
Em Alagoas, o Energia Feminina se propõe a capacitar 112 mulheres de diversas regiões de Maceió, oferecendo cursos nas áreas de empreendedorismo, planejamento de negócios, gestão financeira, marketing e vendas, eficiência energética e sustentabilidade.
Desse total, 52 mulheres serão selecionadas para passar pela fase de desenvolvimento de planos de negócio. Elas terão acesso ao capital semente, que é uma verba inicial para investir em seus empreendimentos, além de receber mentoria individualizada, visando fortalecer e expandir suas iniciativas empreendedoras.
Janaína Ali, coordenadora do Instituto Equatorial, destaca que o projeto foi desenvolvido a partir da escuta nas comunidades locais. “Em Alagoas, o projeto chega construído a partir das realidades locais. A autonomia financeira é um caminho para a transformação social e para o fortalecimento do protagonismo das mulheres”, explica.
Investimentos e Rede de Apoio
Esta edição do Energia Feminina conta com um investimento de R$ 910 mil, que será destinado diretamente aos negócios que serão incubados e acelerados nos sete estados onde o Grupo Equatorial atua. A iniciativa ainda prevê a criação de uma Rede de Mulheres Empreendedoras, que terá como objetivo integrar um ecossistema de suporte coletivo, estabelecer parcerias estratégicas, ampliar o acesso ao mercado e garantir a sustentabilidade dos empreendimentos.
O lançamento do projeto será marcado por uma roda de conversa sobre empreendedorismo feminino, programada para o dia 24 de janeiro, das 15h às 16h30, na Sala Tamarindo do Centro de Convenções de Maceió. O painel contará com a presença de Janaína Ali, Viviane Tavares, coordenadora de Programas e Projetos do CIEDS, e será mediado por Carol Acioli, especialista em desenvolvimento de mulheres.
As inscrições para participar da conversa são gratuitas e podem ser realizadas através do site https://ama.facedoor.events/. O Energia Feminina já foi implementado em outros estados, como Pará e Piauí, onde capacitou 180 mulheres em cada local, oferecendo formações técnicas, mentorias e apoio ao desenvolvimento de negócios, culminando em feiras de negócios para apresentar os empreendimentos das participantes.
Oportunidades para o Futuro
Com a iniciativa Energia Feminina, a Equatorial Alagoas não apenas visa melhorar a vida das mulheres envolvidas, mas também contribuir para o fortalecimento da economia local e a promoção da igualdade de gênero. A expectativa é que, ao final do projeto, as participantes estejam mais preparadas e confiantes para navegar no mundo dos negócios, mostrando que a autonomia financeira é um caminho possível e alcançável para todas.

