1º Encontro Nordestino das Secretarias de Comunicação
No dia 6 de outubro de 2026, o Centro de Inovação do Jaraguá, localizado em Maceió, foi o palco do 1º Encontro Nordestino das Secretarias Estaduais de Comunicação, promovido pela Câmara Temática (CT) de Comunicação do Consórcio Nordeste. Durante o evento, os secretários trocaram ideias sobre a criação da Agência Nordeste e a implementação de um cronograma de pesquisas alinhadas, visando o fortalecimento da gestão pública em todos os nove estados da região.
“Essas iniciativas de integração e o compartilhamento de informações favorecem uma governança mais colaborativa, que, sem dúvida, permitirá aos gestores um trabalho mais eficaz e garantirá que a população esteja bem informada”, destacou Wendel Palhares, secretário de Estado da Comunicação de Alagoas e vice-presidente da Câmara Temática, que atuou como anfitrião desta importante reunião.
Fortalecimento da Articulação Institucional
O encontro contou com a presença de representantes das secretarias estaduais de Comunicação do Nordeste, tendo como principal objetivo fortalecer a articulação institucional. Os participantes discutiram a importância da troca de experiências e da partilha de boas práticas em comunicação governamental.
Os secretários se uniram em busca de promover a cooperação técnica entre os estados, alinhando estratégias focadas na transparência e na comunicação pública baseada em dados concretos. Uma das principais pautas foi o combate à desinformação, além de melhorar a interação entre o governo e a sociedade.
A Criação da Agência Nordeste
Uma das propostas mais relevantes discutidas durante o encontro foi a criação da Agência Nordeste. Cleon Menezes, secretário de Estado de Comunicação de Sergipe e presidente da Câmara Temática, enfatizou que a agência teria como propósito “oferecer uma perspectiva do Nordeste, pelo Nordeste, tanto para o Brasil quanto para o exterior”.
“Acredito que a discussão sobre a Agência é primordial para que possamos organizar e coordenar as diversas ações de comunicação que estão em andamento. Precisamos apresentar a visão do Nordeste, por meio do Nordeste, tanto para o Brasil quanto para o mundo”, explicou Cleon Menezes, sublinhando a importância de uma comunicação unificada e estratégica para a região.
Além de Cleon e Palhares, participaram da mesa de honra Aline Rodrigues, secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Joaldo Cavalcante, ex-secretário de Comunicação de Alagoas, Glauber Piva, coordenador executivo do Consórcio Nordeste, e Mieko Wada, jornalista que representou o secretário de Estado da Comunicação do Maranhão, Sérgio Macedo.

