Programação Variada e Inclusiva em Maceió
A segunda edição do Encontro de Capacitação Artística (Encart), promovido pela companhia alagoana Os Vers’Artes, promete ser um marco na cena cultural de Alagoas. O evento contará com a presença de renomadas personalidades locais e uma grade diversificada que inclui oficinas, palestras, apresentações culturais e exibições de filmes. Tudo isso, visando fortalecer e contemplar a rica comunidade artística e LGBT+ da região.
Agendado para ocorrer entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA), situado no histórico bairro de Jaraguá, em Maceió, o Encart busca promover um espaço de diálogo e formação inclusiva. Para isso, foram convidados nomes como o Babalorixá Pai Célio e o Pastor Wellington. Juntos, eles irão discutir temas relevantes que envolvem religião, aceitação e identidade sexual. As palestras também abordarão a saúde integral da população LGBT+, saúde mental e cultura, com a participação da psicóloga Milka Freitas e do enfermeiro Anderson Durval.
Oficinas Criativas e Palestras Inspiradoras
Durante os quatro dias de capacitação, os participantes poderão se aprofundar em temas fascinantes. Uma das palestras destacadas será sobre a vida e obra de Suham Torres, uma mulher transgênero da terceira idade. Também estão programadas um laboratório de maquiagem para drag, uma oficina de cinema voltada para a comunidade e uma atividade prática de capoeira, que ensina movimentos de defesa pessoal, conduzida pelos artistas Taix Manna, Alexandrea Constantino e os mestres Mola e Cascavel.
O Encart não se limita a enriquecer a cena cultural de Alagoas, mas também estabelece conexões entre diferentes segmentos das artes cênicas. Na manhã do dia 1º de fevereiro, uma oficina dedicada à dança vogue será realizada, explorando seus elementos e potencialidades para a comunidade LGBT+. No período da tarde, haverá uma etapa prática, resultando em uma apresentação cênica sob a orientação da star mother Diamond Muzi. Essa dinâmica permite que os participantes experimentem e expressem suas habilidades artísticas.
O Impacto da Capacitação Artística na Comunidade
De acordo com Saulo Porfírio, um dos organizadores do evento, o Encart surge com a proposta de abordar temas através da vivência de pessoas que os vivenciam na prática. “Trazemos essas vozes para nossa programação, permitindo que tenham seu espaço de fala e protagonismo. Essas experiências, alegrias e dores são combustíveis para a capacitação artística na comunidade”, destacou Porfírio.
As inscrições para o Encart ainda estão abertas e podem ser feitas através do link disponível na biografia do Instagram da companhia @ciaosversartes. Os interessados devem preencher um formulário de cadastro. Para esta edição, estão sendo oferecidas 25 vagas gratuitas e 15 pagas.
Programação Completa do Encart
29 de janeiro (quinta-feira)
17h às 18h – Abertura do evento, apresentação institucional e credenciamento.
18h10 – Exibição do documentário “Quem somos – Cia Os Vers’Artes”.
19h – Palestra “A religião e a identidade sexual”, com o Pastor Wellington e o Pai Célio.
20h30 – Intervalo.
20h50 – Apresentação do espetáculo “Geni Não Recomendada”, do coletivo Não Recomendado.
22h – Encerramento.
30 de janeiro (sexta-feira)
17h30 – Exibição do curta-metragem “Que dia é hoje?”, da Cia Os Vers’Artes.
18h – Palestra “A relação entre educação integral, sexualidade, saúde mental e cultura”, com Milka Freitas.
20h – Intervalo.
20h20 – Oficina “Capoeira como defesa pessoal”, com Mestre Mola e Mestra Cascavel.
22h – Finalização.
31 de janeiro (sábado)
8h – Palestra “Transexual da terceira idade – vida e obra de Suham Torres”, com Suham Torres.
9h40 – Intervalo.
10h – Oficina “Laboratório de maquiagem artística: introdução à arte drag”, com a drag Taix Manna.
12h – Almoço.
14h – Palestra “Leis e direito da pessoa LGBTQIAPN+”, com Diogo Palmeira.
16h – Oficina “Cinema e escritas de si: o que pode um corpo LGBTQIAPN+?”, com Alexandrea Constantino.
18h – Intervalo.
18h30 – Palestra “Saúde integral da população LGBTQIAPN+”, com Anderson Durval.
20h – Finalização.
1º de fevereiro (domingo)
8h – Oficina de teatro, com Saulo Porfírio.
9h30 – Intervalo.
10h – Oficina “Corpo-território: dança vogue, elementos e fundamentos”, com a star mother Diamond Muzi.
12h – Almoço.
13h30 – Avaliação sobre o evento.
14h – Oficina “Laboratório de maquiagem artística: introdução à arte drag”, com a drag Taix Manna.
16h – Construção de experimento cênico para a Jam de Vogue, com Tar Mother Diamond Muzi.
18h – Intervalo.
18h30 – Jam de Vogue.
21h – Encerramento.
O projeto é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), com apoio da Prefeitura Municipal de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SEMCE).

