Recursos Destinados à Mobilidade em Maceió
A Prefeitura de Maceió conquistou a aprovação de um empréstimo de US$ 150 milhões do New Development Bank (NDB). Esta entidade financeira multilateral foi criada pelos países do BRICS e é presidida pela ex-presidente Dilma Rousseff. O banco anunciou oficialmente que os recursos serão direcionados para a implantação do sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT) na capital alagoana.
O pedido de financiamento havia sido realizado pela Prefeitura em julho deste ano, quando o Executivo municipal solicitou à Câmara de Vereadores a autorização para contrair operações de crédito voltadas ao Programa Avança Maceió. Naquela ocasião, o projeto gerou preocupações entre os vereadores, em especial entre os da oposição, que exigiam maiores esclarecimentos sobre a utilização dos recursos e alertavam sobre o potencial aumento da dívida municipal.
Após intensas negociações com a base aliada, o projeto foi aprovado com apenas três votos contrários. A vereadora Olívia Tenório (PP), que preside a Comissão de Justiça, defendeu a autorização, ressaltando que a capacidade de endividamento foi analisada em conjunto com a Secretaria da Fazenda e a Comissão de Orçamento. De acordo com a parlamentar, o índice atual de 18,56% está abaixo do limite estabelecido pela legislação.
Benefícios do Sistema BRT
De acordo com o NDB, os recursos serão utilizados para a construção de um sistema BRT ao longo do principal eixo de mobilidade da cidade. O objetivo é melhorar o fluxo de trânsito, priorizar o transporte coletivo e fomentar um desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Essa operação conta com a garantia da República Federativa do Brasil e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visam promover cidades sustentáveis, melhorar a infraestrutura e fomentar ações para a mitigação das mudanças climáticas. Segundo a Prefeitura, o projeto prevê um investimento total de cerca de R$ 2 bilhões, o que incluirá a construção de 28 quilômetros de faixas exclusivas para os BRTs nas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima.
O novo sistema de transporte está projetado para operar com nove linhas troncais, que terão como terminais principais Eustáquio Gomes e Benedito Bentes. Além disso, haverá 63 linhas alimentadoras, o que promete reduzir em até uma hora o tempo de deslocamento durante os horários de pico, beneficiando milhares de moradores da cidade.

