Aumento nas tentativas de fraude sinaliza um alerta para o e-commerce brasileiro
O comércio eletrônico no Brasil concluiu o ciclo de vendas do Natal de 2024 com mais de 15 milhões de pedidos realizados, totalizando 15.389.692 transações em dezembro. Esses números geraram um faturamento de R$ 8,6 bilhões. No entanto, apesar de significativas reduções de 29% no número de pedidos e 32% na receita em comparação a novembro — mês tradicionalmente impulsionado pela Black Friday —, o período também atraiu a atenção de golpistas. Curiosamente, a taxa de tentativas de fraude apenas diminuiu 2,6% nesse período. Esses dados foram revelados por um levantamento da Serasa Experian, que se destaca como a maior datatech do Brasil.
Conforme o estudo conduzido pela Serasa, do total de solicitações de compra em dezembro, 181.309 foram identificadas como tentativas de golpe, sendo frustradas por tecnologias antifraude. Em contrapartida, em novembro, o número de fraudes detectadas foi de 190.839. Se as tentativas de fraude tivessem resultado em perdas concretas, o período natalino poderia ter gerado prejuízos estimados em R$ 222.684.464,57 tanto para consumidores quanto para empresas.
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Rodrigo Sanchez, Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa, enfatiza a relevância dos dados do ano anterior. Segundo ele, eles podem oferecer insights sobre tendências e vulnerabilidades esperadas para 2025, em um contexto onde o ritmo de consumo e os riscos de exposição andam de mãos dadas. “A sazonalidade do varejo digital continua a ser um alvo atrativo para criminosos, especialmente em datas de grande movimentação como o Natal e a Black Friday. O elevado número de tentativas de fraude sublinha a urgência de ações preventivas coordenadas entre varejistas e provedores de tecnologia”, explica Sanchez.
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Além disso, o levantamento indica que, embora o total de ataques tenha mostrado uma ligeira queda em relação a novembro de 2024, a taxa de fraudes em relação ao total de pedidos aumentou de 1% para 1,4% entre esses dois meses. Isso sugere que, mesmo com uma redução nas compras após a Black Friday, a pressão exercida pelos golpistas sobre o comércio eletrônico continua alta. Essa situação levanta preocupações sobre a segurança nas transações online e destaca a importância de medidas eficazes para proteção tanto de consumidores quanto de vendedores.

