Resultados Positivos em Julho
As vendas de veículos novos em Alagoas apresentaram um notável crescimento de 10,4% em julho, em comparação ao mesmo mês do ano anterior, conforme o relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgado na quinta-feira (7). No total, foram vendidas 7.290 unidades no estado, em contraste com as 6.603 registradas em julho de 2022. Esse aumento nas vendas abrange uma variedade de categorias, incluindo automóveis, comerciais leves (como picapes e furgões), caminhões, ônibus e motocicletas.
No que diz respeito aos segmentos, as motocicletas lideraram as vendas com 4.718 unidades, refletindo um crescimento de 8,6%. Os automóveis também mostraram um desempenho robusto, com 1.883 vendas e um aumento de 18,8% em relação ao ano anterior.
Crescimento Acumulado no Ano
Quando analisamos o acumulado do ano, as vendas em Alagoas atingiram 44.056 veículos, representando um avanço de 13,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Neste contexto, as motocicletas continuam sendo as preferidas, com 29.021 unidades vendidas, totalizando um crescimento de 13,5%. Os automóveis, por sua vez, somaram 10.488 unidades, registrando um aumento de 11,5%.
No país inteiro, as vendas de carros e comerciais leves atingiram 229.950 unidades em julho, marcando um crescimento de 13,75% em relação ao mês anterior e uma leve alta de 1,18% em comparação ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a julho, o setor acumulou um crescimento de 4,4%, com um total de 1,36 milhão de unidades.
Fatores que Impulsionam as vendas
Segundo a Fenabrave, a alta nas vendas de julho foi impulsionada pela nova política fiscal que reduziu a carga tributária, implementada no início do mês. O programa Carro Sustentável, anunciado pelo governo federal em julho, resultou na diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, afirmou que essa mudança contribuiu significativamente para o aumento das vendas.
“A nova política de IPI para automóveis afetou os preços dos veículos de entrada, estimulando a demanda logo no mês de sua implementação. Acreditamos que essa tendência reflita nos emplacamentos pelos próximos meses, mantendo a previsão de crescimento do setor, que é de 5% para este ano”, declarou Arcelio em um comunicado à imprensa.
Leia também: Detran Inicia Notificações para Proprietários de Veículos Removidos em Tarauacá e Feijó
Desempenho dos Caminhões
As vendas de caminhões novos também mostraram um desempenho notável, com um aumento de 25,7% em julho em comparação com junho. A Fenabrave atribui esse crescimento, em parte, ao maior número de dias úteis para emplacamentos no último mês. Entretanto, ao observar as vendas na comparação com julho de 2024, houve uma queda de 5% nas vendas de caminhões novos, o que levanta questões sobre a estabilidade do setor no futuro.