Entenda como os clubes alagoanos se preparam para a Copa do Brasil 2026
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o regulamento da Copa do Brasil 2026, que promete ser uma das maiores edições da competição, reunindo 126 clubes, 34 a mais em relação ao ano anterior. A primeira fase ocorrerá nos dias 18 e 19 de fevereiro, e a grande final está programada para o dia 6 de dezembro.
Segundo o artigo 12 do regulamento, as partidas das fases iniciais, que vão da 1ª à 4ª e a 9ª fase (final), serão disputadas em jogo único. Já as confrontos da 5ª à 8ª fase, que correspondem às semifinais do torneio, serão realizados em partidas de ida e volta.
Alagoas contará com quatro representantes neste importante torneio: CRB, CSA, ASA e Penedense. Todos esses clubes iniciarão a competição diretamente na 2ª fase. Destacando-se, o CRB é o melhor ranqueado do estado, ocupando a 26ª posição no ranking nacional da CBF. O time estará no pote A e enfrentará um clube do pote H, que é composto por equipes que se classificaram na 1ª fase.
As possíveis adversárias do CRB incluem times como Ji-Paraná (RO), Independente (AP), Madureira (RJ), Gama (DF), Galvez (AC), Velo Clube (SP), Primavera (SP), Sampaio Corrêa (RJ), Betim Futebol (MG) e muitos outros. O desafio é significativo, já que o CRB busca um desempenho melhor do que nas edições anteriores da Copa do Brasil.
Por sua vez, o CSA e o Penedense estão alocados nos potes B e G, respectivamente, o que levanta a possibilidade de um duelo entre eles já na 2ª fase. Para o CSA, as opções de adversários incluem Joinville (SC), Uberlândia (MG), Imperatriz (MA) e até mesmo o Penedense, além de outras equipes que se destacam no cenário nacional.
A equipe do Penedense, por sua vez, enfrenta um desafio ainda maior, pois terá pela frente clubes do pote B, que são considerados mais tradicionais. As possibilidades de confronto incluem adversários como Avaí (SC), Novorizontino (SP), Tombense (MG) e Guarani (SP), entre outros. Isso torna o caminho do Penedense um verdadeiro teste de resistência.
Enquanto isso, o ASA, alocado no pote D, enfrentará equipes do pote E. O Alvinegro, que busca dar a volta por cima após um histórico recente de campanhas curtas, pode se deparar com times como Santa Cruz (PE), Tuna Luso (PA), e Cianorte (PR), o que promete trazer boas emoções aos torcedores.
Os confrontos da 2ª fase da Copa do Brasil 2026 estão agendados para acontecer entre os dias 25 e 26 de fevereiro, ou nos dias 4 e 5 de março. Dessa forma, os clubes alagoanos se preparam para iniciar suas jornadas na principal competição de mata-mata do futebol brasileiro, onde as emoções são garantidas e cada partida pode ser decisiva.

