Impactos das chuvas na Região Norte de Alagoas
As chuvas que começaram a atingir diversos municípios alagoanos no último fim de semana resultaram no transbordamento dos rios Manguaba, em Porto Calvo, e Santo Antônio, em São Luís do Quitunde, ambos localizados na região Norte do estado. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/AL), as lagoas Mundaú e Manguaba estão em elevação lenta, enquanto os rios Mundaú e Manguaba apresentam níveis estáveis, sem riscos imediatos de transbordamento.
A previsão do tempo indica a possibilidade de chuvas isoladas até esta quarta-feira (6), especialmente nas áreas mais impactadas, como as cidades da região Norte, onde os rios já transbordaram.
Leia também: “Inverno em Alagoas: Chuvas acima da média no litoral e temperaturas baixas no Sertão, segundo Semarh”
Elevação do Nível dos Rios e Tendências Climáticas
O nível do Rio Paraíba, que corta os municípios de Atalaia, Paulo Jacinto e Viçosa, também mostra uma tendência de elevação. No entanto, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) aponta que, nesta quarta (6), a expectativa é de um tempo mais firme. A Defesa Civil local, até o momento, não registrou feridos, desabrigados ou desalojados como resultado das chuvas.
Em Porto Calvo, o transbordamento do Rio Manguaba levou as águas a atingirem áreas mais baixas da cidade, e, em São Luís do Quitunde, o Rio Santo Antônio alcançou as primeiras residências logo pela manhã.
Leia também: “Inverno em Alagoas: Chuvas acima da média no litoral e temperaturas baixas no Sertão, segundo Semarh”
Acumulados de Chuva e Ocorrências em Maceió
Na capital, Maceió, a Defesa Civil registrou até a tarde de ontem um acumulado de 41 mm de chuvas, totalizando 70 mm em um período de 48 horas. No mês de agosto, já choveu 53% do esperado para todo o período, que é de 191 mm.
Durante o mesmo intervalo, o órgão atendeu a 11 ocorrências, a maioria relacionadas a problemas estruturais em edificações. Felizmente, não houve relatos de desalojados ou desabrigados na área.
Para quaisquer emergências, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou 156. Além disso, é possível receber alertas enviando o CEP por mensagem de texto para 40199.