Resultados Positivos no Centro de Vacinação
No período inicial de operação, o Centro de Vacinação Viviane Rocha de Luiz, localizado no subsolo do bloco O do Ministério da Saúde, em Brasília (DF), aplicou 1.190 doses de vacinas. Desse total, 710 aplicações ocorreram em agosto e 480 em setembro. O imunizante contra a covid-19 se destacou como o mais solicitado, representando 31,7% das doses aplicadas.
Com a proposta de ser um serviço permanente, o centro está acessível à população em geral, ampliando as oportunidades de imunização para adolescentes, adultos, gestantes e idosos, não apenas de Brasília, mas também de outras regiões do Brasil e até do exterior. Essa ação é fundamental para reforçar os esforços de prevenção em saúde pública.
Demografia das Vacinas Aplicadas
Leia também: Centro de Vacinação do Ministério da Saúde: Mais de Mil Doses Aplicadas em Dois Meses
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: Debate na PUC Minas: Universidade e Democracia em Foco com a Reitora Sandra Goulart
Fonte: soudebh.com.br
Os dados mais recentes indicam que a procura pelo serviço foi predominantemente feminina, com mulheres recebendo 758 das doses, o que corresponde a 63,7% do total. Em contrapartida, os homens representaram 36,3% das aplicações realizadas.
A enfermeira Emelise Gobbi Otilia, que coordena o Centro de Vacinação, comentou sobre os resultados: “Ficamos satisfeitos, pois superamos nossas expectativas iniciais. Contudo, reconhecemos que ainda temos espaço para crescimento. Nossa capacidade é atender mais de mil usuários mensalmente, mas para isso precisamos superar a falta de conhecimento da população sobre a disponibilidade do serviço”, disse.
Variedade de Vacinas Oferecidas
Entre as vacinas administradas, destacam-se os imunizantes contra a gripe (261 doses), hepatite B (217 doses) e as vacinas combinadas de difteria e tétano (126 doses). Além disso, foram aplicadas 73 doses de vacina contra febre amarela, 84 da tríplice viral, 33 da tríplice bacteriana acelular para adultos e 16 para HPV. Vale mencionar que a vacina contra varicela (catapora) foi aplicada em duas ocasiões e a de pneumococo, em uma.
Como Acessar o Serviço
Para receber a vacina, não é necessário agendar um horário. O procedimento é simples: basta apresentar um documento de identificação com foto. Os usuários têm a possibilidade de atualizar todas as vacinas de uma vez, exceto em situações que envolvam comorbidades específicas.
Universalidade do SUS em Ação
O Centro de Vacinação reafirma o compromisso com a universalidade do Sistema Único de Saúde (SUS). Pessoas de outros estados ou países que estejam em Brasília, seja como residentes ou visitantes, também têm a oportunidade de se vacinar. A unidade faz parte da rede de imunização do Distrito Federal, em uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). O funcionamento do serviço segue o calendário estabelecido pelo governo local, podendo haver variações na disponibilidade dos imunizantes.
Serviço
Centro de Vacinação Viviane Rocha de Luiz
Local: Ministério da Saúde – Bloco O, subsolo (entradas pela via N2 e pela portaria principal na Esplanada dos Ministérios)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (aberto durante o horário de almoço).