Uma Celebração da Cultura no Carnaval
A Academia Alagoana de Letras realiza, nesta quarta-feira, dia 4, um evento especial intitulado “Carnaval: a poesia e a música em festa – Tributo a Edécio Lopes”. Esta homenagem é dedicada ao renomado radialista e compositor, que nasceu em Vitória de Santo Antão, Pernambuco, e dedicou sua vida a promover a rica cultura alagoana.
No programa de festividades, o professor Eraldo Ferraz, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), compartilhará um relato sobre a história do Carnaval. A programação ainda conta com declamações poéticas, apresentadas pelos artistas Vera Romariz e Chico de Assis. Além disso, o médico e escritor Marcos Davi Lemos de Melo prestará uma homenagem especial a Edécio Lopes, lembrando suas contribuições significativas para a música e a cultura popular.
O presidente da Academia Alagoana de Letras, o engenheiro e escritor Alberto Rostand Lanverly, destacou a importância do evento, que também contará com a presença do produtor cultural Dinho Lopes, um dos filhos de Edécio. “Carnaval: a poesia e a música em festa” será realizado às 9 horas da manhã, na Casa Jorge de Lima, localizada na Praça Sinimbu, no Centro de Maceió, um espaço cultural gerido pela AAL.
Em suas palavras, Alberto Rostand enfatizou que “Carnaval também é cultura”, ressaltando a relevância desse evento para a valorização das tradições culturais durante essa festividade tão significativa no Brasil. A celebração do Carnaval na Academia Alagoana de Letras promete ser um dia repleto de música, arte e uma reverência à rica herança cultural que caracteriza o estado de Alagoas.

