Fortalecendo a Gestão Acadêmica
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) encerrou, no dia 12 de dezembro, uma capacitação direcionada aos Técnicos em Assuntos Educacionais e Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) dos doze centros da instituição. O evento, que ocorreu entre os dias 10 e 12 de dezembro, foi realizado no auditório da Superintendência de Tecnologias na Educação (STED) e teve como foco principal a aprimoração da política de qualidade dos cursos de graduação da UFMA.
A capacitação foi promovida pela Divisão de Capacitação e Desenvolvimento (DCD) em colaboração com a Superintendência de Qualidade dos Cursos de Graduação (DQGRAD). A atividade começou com uma palestra que ressaltou a importância estratégica dos TAEs na promoção da qualidade da graduação, enfatizando o papel desses profissionais no fortalecimento da gestão acadêmica e na implementação das políticas institucionais.
O professor Jaiver Figueroa, superintendente de Qualidade dos Cursos de Graduação (SQGRAD), destacou os resultados positivos do treinamento. “Estamos finalizando a capacitação dos técnicos em assuntos educacionais. O balanço foi bastante positivo. Conseguimos transmitir, diretamente, o que é o programa de qualidade e a função que esses técnicos desempenharão dentro dos centros. Eles se tornarão o ponto focal para replicar as informações da Superintendência de Qualidade nos colegiados. Além disso, discutimos a criação da Comissão de Técnicos em Assuntos Educacionais, em parceria com a Superintendência de Qualidade, para definir o papel dos TAEs no programa de qualidade e nas diretrizes dos centros,” comentou.
Leia também: Estudante Baiana Transforma Sonhos em Realidade e Inspira com Sua Trajetória
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: Educação Inclusiva: Seminário na UFRRJ Reforça Compromissos de Inclusão em Quissamã
Fonte: olhardanoticia.com.br
O treinamento incluiu também atividades que promovem a integração entre as equipes técnico-administrativas, ampliando a compreensão coletiva sobre as diretrizes que orientam a modernização dos cursos de graduação. Viviane Oliveira, técnica em Assuntos Educacionais do Centro de Ciências de Pinheiro (CCPi), ressaltou a importância da troca de experiências. “A troca de conhecimento foi um dos pontos altos do treinamento. Isso nos ajuda a entender melhor o que precisamos para desempenhar nossas funções de maneira eficiente. Participar deste treinamento foi enriquecedor, pois pude entender mais detalhadamente o que envolve o programa e suas implicações para a Universidade a curto, médio e longo prazo, além de refletir sobre as expectativas que a superintendência tem para nós,” afirmou.
Com uma carga horária total de 18 horas, o treinamento ofereceu um espaço para o alinhamento institucional e a construção coletiva de estratégias que visam elevar a qualidade dos cursos de graduação. As discussões promovidas possibilitaram uma maior integração entre os centros, contribuindo para a uniformização de procedimentos e para o fortalecimento de uma gestão universitária mais moderna e eficiente.
Leia também: Universidade Estadual da Paraíba: Avanços no PIBID Durante o 10º ENALIC
Fonte: edemossoro.com.br
Por: Giovanna Carvalho
Fotos: Giovanna Carvalho

