Alunos Brilham no Sigma Festival
Recentemente, estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas se destacaram no Sigma Festival, um evento realizado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com a colaboração do Governo do Estado. O objetivo da iniciativa é estimular o interesse pela ciência entre alunos da Educação Básica. O festival, que se inspira no Sima Camp dos Estados Unidos, reuniu cerca de 800 alunos e 120 professores de diversas partes do Brasil e do exterior. Entre os dias 20 e 21, o Centro de Inovação de Jaraguá foi palco de palestras, workshops e atividades interativas focadas em ciência, tecnologia e inovação.
Segundo Krerley Oliveira, coordenador do Sigma Festival em Alagoas e professor do Instituto de Matemática da Ufal, “nestes dois dias, contamos com a presença de pesquisadores nacionais e internacionais que ministraram aulas sobre física, química, matemática e biologia, engajando os estudantes em atividades que promovem a curiosidade científica e demonstram a prática da ciência”.
Os alunos, muitos deles bolsistas de pesquisa financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) através do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), mostraram-se entusiasmados com a experiência. Gustavo Martins, da Escola Estadual Anália Tenório, em Olho d’Água Grande, classificou o evento como “incrível”, ressaltando o aprendizado e o contato com pessoas de diferentes estados e até de outros países.
Maria Yara Alves, da Escola Estadual Onélia Campelo, em Maceió, também compartilhou sua empolgação: “Foi minha primeira vez em um evento desse porte. Presenciei experimentos fascinantes e aprendi muito. Cada momento foi maravilhoso”.
Profundidade e Oportunidades Profissionais
Cecília Lopes e Francine Oliveira, ambas da Escola Estadual Professora Benedita de Castro Lima, em Maceió, destacaram o impacto do Sigma Festival em suas trajetórias profissionais. “O evento foi muito enriquecedor, especialmente as palestras sobre engenharia e biologia”, comentou Cecília. Francine, que aspira a seguir carreira na matemática, acrescentou: “O Sigma Festival me abriu os olhos para as oportunidades na minha área de interesse”.
Premiação da Olimpíada Alagoana de Ciências
Uma das atrações do festival foi a premiação dos medalhistas da Olimpíada Alagoana de Ciências (OAC), que contou com a colaboração da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Fapeal e Ufal. Mais de 50 estudantes, de escolas públicas e privadas, foram reconhecidos por suas conquistas. Dentre os medalhistas, Mariana Lins e Júlia Silva dos Santos, ambas da Escola Estadual Onélia Campelo, conquistaram medalhas de ouro.
“Estou muito feliz com essa medalha. É uma conquista que me abrirá muitas portas”, declarou Júlia. Mariana também expressou sua alegria: “Meu interesse por matemática e ciências é antigo, e essa medalha reflete meu esforço e me motiva a buscar mais conquistas”.
Ainda em Maceió, Jamylle Martins Oliveira, do Colégio Tiradentes, e Shaylla Mayra Dorvillé, da Onélia Campelo, foram premiadas com medalhas de prata. Shaylla, surpresa com seu resultado, relatou: “A prova foi desafiadora, mas estou muito feliz com a medalha”. Jamylle, que já possui medalhas de ouro em outras competições, disse que a prata valida seu esforço e mostra que há muitas oportunidades pela frente.
Lista de Medalhistas da Rede Estadual na OAC
Abaixo, confira os medalhistas da rede estadual de ensino na Olimpíada Alagoana de Ciências:
- Mariana Lins dos Santos – Escola Estadual Dr. Fernandes Lima – Maceió – Ouro
- Júlia Silva dos Santos – Escola Estadual Onélia Campelo – Maceió – Ouro
- Pietro Bezerra dos Santos – Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió – Prata
- Roberta Jamylle Martins de Barros – Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Maceió – Prata
- Shaylla Mayra de Almeida Dorvillé – Escola Estadual Onélia Campelo – Maceió – Prata
- Clarissa Silva Vilela – Escola Estadual Onélia Campelo – Maceió – Bronze

