Um Encontro Vibrante de Tradições e Identidade
A cultura alagoana ganhou destaque na 13ª Feira dos Municípios Alagoanos – Congresso e Expo, realizada no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Jaraguá. Neste domingo (25), as arquibancadas estavam repletas de espectadores entusiasmados que puderam apreciar as apresentações de delegações de 12 municípios, refletindo a rica diversidade cultural do estado.
O evento contou com uma programação diversificada que incluiu música regional, tradições ancestrais, folclore e danças populares. A relevância de políticas públicas que promovam a cultura se fez evidente, ao oferecer acesso democratizado a essas manifestações artísticas. Roxane Rodrigues, presidente da Quadrilha Dona Ciça, de Arapiraca, enfatizou a importância do incentivo governamental e a sinergia entre cultura e educação na transformação social. “Hoje, são 22 adolescentes de escolas públicas e comunidades carentes que participam desse trabalho. E a gente identifica melhorias não só na vida escolar, mas também na convivência familiar e em diversos aspectos”, comentou.
O grupo Xaxado Virgulinos também se fez presente, apresentando danças típicas nordestinas, com uma mistura contagiante de arrasta-pés, ritmos marcados por zabumba, triângulo e sanfona. Alex Manuel Conceição, presidente do grupo, revelou que a coletividade foi formada há três anos e hoje conta com 20 integrantes, a maioria jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social. “O grupo é uma forma de lazer e também um caminho para afastar os jovens de situações de risco, mostrando que a cultura abre portas e leva a diversos lugares, até mesmo fora do estado”, afirmou.
Entre o público, estava a paulista Marli de Moura, que, com entusiasmo, aplaudia e filmava cada apresentação. Moradora de Maceió há quatro anos, ela compartilhou sua experiência: “A feira me proporciona um sentimento de pertencimento. Estou encantada com tudo o que vi. Sinto acolhimento, amor e alegria. A experiência está sendo maravilhosa”, destacou.

