Oficina de Planejamento Estratégico para 2026
Nesta segunda-feira, 20 de novembro, a Equipe Multiprofissional da Atenção Primária (e-Multi) da Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu uma Oficina de Planejamento Estratégico com foco em 2026. O encontro teve como objetivo estruturar e organizar as ações dos próximos meses, reafirmando o compromisso com uma gestão responsável, participativa e orientada por resultados dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
“O encontro vai além de um simples alinhamento institucional; ele se transforma em um espaço qualificado para reflexão, construção coletiva e tomada de decisões estratégicas”, destacou Kelly Luz, técnica responsável pelo e-Multi.
A partir de uma análise da situação atual, que inclui desafios e potencialidades do território, assim como as diretrizes de cuidado, foram definidas prioridades e responsabilidades. Além disso, estratégias foram elaboradas para guiar a atuação multiprofissional ao longo de 2026, enfatizando a importância de um planejamento que considere as nuances locais.
O planejamento é uma ferramenta crucial, tanto do ponto de vista técnico quanto humano. Segundo Kelly Luz, um trabalho com clareza e participação ativa impacta diretamente na organização dos serviços, promovendo a integração entre as equipes e aumentando a eficiência das ações. Isso, por sua vez, resulta em uma melhor qualidade no atendimento à população.
Importância do Planejamento para a Saúde Pública
Essa iniciativa reafirma a relevância do planejamento como fundamento para práticas de qualidade, alinhadas às necessidades do SUS e às demandas da população. Ao longo de janeiro, estão programadas outras oito oficinas para atender todas as equipes e-Multi que operam nos oito Distritos Sanitários de Maceió. Esse esforço visa fortalecer ainda mais a atuação integrada e territorializada da política de saúde no município.
Fotos: Cortesia

