Operações da Polícia Militar em Alagoas
A Polícia Militar de Alagoas registrou, na última sexta-feira (16), uma série de operações em diferentes localidades do estado, visando o combate ao tráfico de drogas, furto e crimes ambientais. As ações, que envolvem diversas unidades, resultaram em prisões e apreensões significativas, refletindo a determinação das autoridades em manter a ordem pública.
No município de Boca da Mata, a 1ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I) fez a prisão de um suspeito por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Durante a abordagem, foram apreendidos um revólver calibre 38, cinco munições intactas, 147 gramas de maconha e 10 gramas de cocaína, além de uma balança de precisão e um celular. O material foi encontrado após uma denúncia que levou a equipe à localidade.
Enquanto isso, o Pelotão de Operações Especiais (Pelopes) foi acionado para verificar outra denúncia de tráfico na Ladeira do Mulungú. Ao chegar ao local, os policiais identificaram o suspeito que, ao notar a presença da guarnição, tentou se esconder dentro de sua casa. No entanto, foi contido e, ao autorizar a entrada dos policiais, confessou que o restante dos entorpecentes, que incluíam drogas e um revólver, era de sua propriedade. O homem foi encaminhado à 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil, junto dos materiais apreendidos.
Atuações em Maceió e Penedo
Em Maceió, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) encontrou um quilo de maconha e 185 gramas de cocaína em uma operação no Conjunto Luiz Pedro, no Benedito Bentes. Durante patrulhamento, a polícia avistou dois homens em atitude suspeita que, ao perceberem a aproximação das viaturas, fugiram para uma área de mata. Apesar das buscas, não conseguiram capturá-los, mas localizaram as drogas e uma espingarda tipo “soca-tempero”, que foram levadas à Central de Flagrantes da Polícia Civil.
Outra ação da Companhia de Polícia Militar Independente Ronda de Ação Intensiva Ostensiva (CPM/I Raio) em Maceió resultou na apreensão de 167 gramas de maconha, 26 gramas de cocaína e R$ 14,00 em espécie. Um jovem de 25 anos foi detido após populares indicarem um local onde ele estaria vendendo drogas. A mãe do suspeito autorizou a entrada dos policiais na residência, onde foram encontrados os entorpecentes escondidos sob a cama. O homem, que resistiu à prisão, foi contido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) antes de ser encaminhado à Central de Flagrantes.
Já em Penedo, o Pelopes do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM) flagrou mais um caso de tráfico. Durante um patrulhamento na localidade Kamartelo, onde há um histórico de criminalidade elevado, policiais abordaram duas mulheres que tentaram se desfazer de entorpecentes. Ambas foram levadas à delegacia de Polícia Civil após a apreensão do material ilícito.
Fiscalização de Crimes Ambientais em Murici
Em relação aos crimes ambientais, a atuação do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) em Murici, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), resultou na apreensão de apetrechos de caça ilegal e uma espingarda calibre 32 em uma fazenda, após denúncias de caça predatória. O proprietário da propriedade foi conduzido à delegacia, e um tatu abatido também foi encontrado entre os materiais recolhidos.
Em outra ação, a polícia encontrou uma espingarda de seta adulterada e munições abandonadas por suspeitos que fugiram em meio à vegetação. Embora os autores não tenham sido localizados, a investigação continua. Além disso, a fiscalização urbana levou à identificação da venda ilegal de caranguejo guaiamum, uma espécie ameaçada de extinção. No Mercado da Tapioca, foram apreendidos 60 caranguejos abaixo do tamanho mínimo permitido, e a liberação dos animais em local adequado foi realizada após a apreensão.
Recuperação de Veículo em Delmiro Gouveia
Em Delmiro Gouveia, um alerta da rede de rádio da PM levou à recuperação de uma motocicleta furtada. Um homem de 33 anos foi detido ao ser abordado em uma moto que coincidia com as características do veículo roubado. Após consulta, constatou-se que o veículo tinha registro de furto, e o suspeito foi encaminhado ao Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS) antes de ser levado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) para os trâmites legais.

