Reconhecimento à Contribuição Cultural e Audiovisual de Sérgio Onofre
Recentemente, a Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências (APLACC) prestou uma honrosa homenagem ao professor Sérgio Onofre, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ao conceder-lhe o título de “Personalidade do Ano de 2025”. Este reconhecimento, focado em sua atuação nas áreas de cultura, artes e, principalmente, na produção audiovisual em Penedo, foi celebrado durante um jantar de confraternização natalina da instituição, realizado em dezembro do ano passado.
Esse título é concedido anualmente a figuras que se destacam pelo impacto positivo na vida cultural, educacional e social do município. Os homenageados são escolhidos com base em suas contribuições profissionais e comunitárias, que não apenas preservam, mas também enriquecem o patrimônio cultural de Penedo. O processo de seleção é conduzido pelos membros da APLACC, que avaliam a trajetória e os serviços prestados à comunidade.
Sérgio Onofre, que ocupa atualmente a coordenação do Circuito Penedo de Cinema, um projeto promovido pela Ufal desde 2011, ficou surpreso e emocionado com a premiação. Ele dedicou a honra a todos os funcionários da Universidade, ressaltando a importância do trabalho conjunto. “Esse prêmio, na verdade, é uma forma de reconhecer a Ufal como responsável por ações voltadas para o cinema e a sétima arte em Penedo, incluindo a valiosa contribuição para a candidatura da cidade como Cidade Criativa da Unesco. Este mérito é compartilhado por todos os colegas, seja de Penedo ou da universidade, que colaboram decisivamente para o sucesso do Circuito Penedo de Cinema,” afirmou Onofre.
Quem é Sérgio Onofre
Graduado em História pela Ufal e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Onofre atua como professor assistente na unidade da Ufal em Penedo. Desde 2020, ele lidera a Coordenação de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e já foi diretor do Espaço Cultural Universitário Salomão de Almeida Barros Lima entre 2012 e 2016.
Com uma vasta experiência nas áreas de Cinema, História Regional e Memória Cultural, Onofre coordena vários projetos, como o Projeto Tambores, o Cineclube Cine Artepopular e o Festival de Cinema Universitário de Alagoas. Além disso, ele tem uma considerável participação no mercado audiovisual, atuando em longas e curtas-metragens, seja na direção de produção, atuação ou coordenação de eventos, incluindo o Circuito Penedo de Cinema.
O Circuito Penedo de Cinema
O Circuito Penedo de Cinema, que acontece anualmente sob a promoção da Ufal em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult-AL) e o Instituto de Estudos Culturais, Políticos e Sociais do Homem Contemporâneo (IECPS), realizou sua 15ª edição entre 10 e 16 de novembro de 2025. Neste ano, o evento recebeu um total de 1.450 obras inscritas, abrangendo quatro mostras, incluindo o 18º Festival do Cinema Brasileiro e o 15º Festival de Cinema Universitário de Alagoas.
Este evento se firmou como um dos principais espaços de difusão audiovisual do Nordeste, promovendo formação, debates, exibições e ações culturais que sublinham o papel crucial da Universidade no desenvolvimento artístico e educacional da região. “Fico orgulhoso pelas inúmeras ações realizadas ao longo de 15 anos, como a recuperação do cinema local e a consolidação do festival, que também fomenta o turismo artístico-cultural na área, destacando-o como um projeto fundamental da Universidade para impactar a realidade de Penedo,” concluiu Sérgio Onofre.

