Inscrições para o Curso de Mestrado
Estão abertas as inscrições para a sexta turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O programa, que não tem custo para os alunos, possui uma carga horária de 975 horas e será realizado em um período que varia de 18 a 24 meses. Ao todo, 600 vagas estão disponíveis para interessados de todo o Brasil, sendo que 18 delas são destinadas à Ufal. Dentre essas, seis vagas são voltadas a médicos vinculados ao Programa Mais Médicos do Brasil (PMMB), outras seis são para profissionais de saúde e uma vaga para um servidor da universidade, pertencente ao Programa de Capacitação Interna.
Quem Pode Participar do Mestrado
As oportunidades estão abertas para médicos que fazem parte do PMMB, desde que tenham diploma de Medicina reconhecido pelo MEC e estejam atuando no programa. Também é possível que médicos intercambistas e aqueles formados fora do Brasil se inscrevam, desde que tenham previsão de concluir a especialização em Medicina de Família e Comunidade (MFC) até abril de 2026, ou já tenham completado a especialização por meio do Programa Médicos pelo Brasil (AgSUS).
Para as vagas multiprofissionais, estão habilitados a se inscrever graduados nas áreas de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Medicina. Além do diploma, os candidatos devem estar trabalhando em pelo menos uma das seguintes funções: docentes, preceptores ou tutores de programas de instituições públicas, como a Residência de Medicina de Família e Comunidade ou a Residência Multiprofissional em Saúde da Família. É necessário também ter cargos de gestão ou atuação direta em serviços relacionados à Atenção Primária à Saúde (APS).
Processo de Inscrição
Os interessados poderão se inscrever até o dia 6 de março. Para se candidatar às vagas disponíveis na Ufal, o acesso ao formulário de inscrição deve ser feito através do sistema Sigaa. O processo seletivo será dividido em três etapas: a primeira consiste em uma prova escrita e discursiva, agendada para o dia 27 de março, das 9h às 13h. Os candidatos podem solicitar condições especiais para a realização da prova, como intérprete de Libras ou tempo adicional, e deverão anexar a documentação médica necessária para a análise dessas solicitações.
Após essa fase, os currículos dos candidatos serão avaliados entre os dias 22 de abril e 4 de maio. Aqueles que forem aprovados nas duas primeiras etapas serão convocados para uma entrevista que ocorrerá entre os dias 18 e 26 de maio. O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 17 de junho. As matrículas dos aprovados estão previstas para o período de 23 a 31 de julho, com as aulas tendo início no dia 11 de agosto.
Objetivos do ProfSaúde
O Mestrado Profissional em Saúde da Família tem como missão formar especialistas qualificados para atuar na Atenção Primária à Saúde em todo o Brasil. O programa visa atender as demandas da população e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede Nacional do ProfSaúde é composta por 44 Instituições de Ensino Superior (IES) e seis unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), distribuídas em todos os estados do país.
Para mais detalhes sobre a seleção, recomendações e editais, acesse a página oficial da Famed.

