Uma Celebração da Cultura Afro-Brasileira
A partir de janeiro de 2026, o projeto “Cultura Negra em Movimento”, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), promete promover uma intensa série de atividades culturais nas feiras e espaços públicos de Sobradinho e Ceilândia. O objetivo é mostrar que a valorização da cultura negra não se restringe apenas ao mês de novembro, Dia da Consciência Negra.
Este projeto, que se estenderá até abril de 2026, apresenta um verdadeiro mosaico da rica identidade afro-brasileira, englobando manifestações que vão do Bumba Meu Boi ao samba de raiz. Entre as atrações estão o Boi de Seu Teodoro, o Tambor de Crioula, a Escola de Samba Bola Preta e o tradicional Samba da Rodoviária, além do Festival de Samba do DF, liderado pelo renomado cantor e compositor Marcelo Café.
Guará Freire, coordenador artístico do “Cultura Negra em Movimento”, ressalta que a iniciativa busca combater preconceitos e promover a educação através da vivência cultural. “A nossa grande missão é sair somente do dia 20 de novembro e estender essa celebração para todos os dias do ano. Precisamos divulgar nossa relação com nossos ancestrais e quebrar paradigmas”, declarou.
Freire mencionou ainda a importância pedagógica do projeto, que visa desconstruir preconceitos em torno de manifestações culturais, como o Tambor de Crioula, que é frequentemente mal compreendido. “Quando se fala em Tambor de Crioula, muitas pessoas ainda não conhecem e, infelizmente, a discriminação surge antes mesmo do conhecimento. O Tambor é uma atividade cultural que nasceu nas senzalas, um momento de alegria para os negros escravizados e que hoje é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, trazido ao DF na década de 60”, explicou.
Ocupação Cultural e Oportunidades para a Comunidade
O projeto também prevê ações em feiras permanentes de Sobradinho e visitas ao Ponto de Cultura da Mestra Martinha do Coco, fortalecendo assim a rede de cultura popular do norte do DF. Além de promover a valorização artística, “Cultura Negra em Movimento” tem o intuito de fomentar a economia criativa, gerando emprego e renda para artistas, técnicos e produtores locais.
“É uma alegria fazer essa parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) e contar com o apoio das administrações regionais de Sobradinho I e II. Queremos que a sociedade veja nossas cores, nossos brilhos e ouça nossos instrumentos. O negro tem vez e voz todos os dias, com muito samba no pé e cultura de raiz”, concluiu Guará Freire, enfatizando a vitalidade da cultura afro-brasileira.
Até abril de 2026, o projeto seguirá com atividades gratuitas, promovendo um rico intercâmbio cultural e valorizando as tradições afro-brasileiras.
Serviço
Projeto: Cultura Negra em Movimento
Data: De 02 de janeiro a abril de 2026
Locais: Feiras de Sobradinho, Ponto de Cultura da Mestra Martinha do Coco e espaços públicos de Ceilândia.
Atrações: Boi de Seu Teodoro, Tambor de Crioula, Escola de Samba Bola Preta, Samba da Rodoviária e Festival de Samba do DF (com Marcelo Café).
Realização: Instituto Black Spin
Parceria: Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), Administração Regional de Sobradinho I e II.
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre

