Destaques na Olimpíada Alagoana de Ciências
A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) revelaram os vencedores da Olimpíada Alagoana de Ciências (OAC). Esta competição, que atraiu mais de mil inscrições de estudantes das redes pública e privada em todo o estado, premiou 33 jovens talentos, com idades entre 12 e 16 anos, além de conceder 14 menções honrosas.
Entre os premiados, cinco estudantes se destacam por sua participação no Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr), uma iniciativa que envolve a Secti, a Fapeal e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), parte do pacote de editais do programa “Mais Ciência Mais Futuro”. Os alunos premiados são: Darlan Bastos, que conquistou a medalha de ouro, Shaylla Dorvillé (prata), Luiz Felipe Duarte (bronze), Viviane Santos (bronze) e Daniela Luna, que recebeu uma menção honrosa.
Reconhecimento e Oportunidades para Estudantes
No total, a OAC concedeu medalhas a seis estudantes de ouro, 12 de prata e 15 de bronze, além das 14 menções honrosas. Esse reconhecimento abrange 47 alunos oriundos de 13 municípios, incluindo Maceió, Coité do Nóia, Arapiraca, e União dos Palmares, entre outros.
Os estudantes premiados terão a chance de participar de duas oportunidades inéditas. A primeira é o SigmaCamp, que ocorrerá em São Paulo, oferecendo uma semana de imersão científica com pesquisadores de renome internacional, com apoio do Governo de Alagoas. A segunda oportunidade é a participação no SigmaFestival, um grande encontro de ciência, criatividade e inovação que acontecerá em Maceió nos dias 20 e 21 de janeiro de 2026, com formato bilíngue (inglês e português).
“A OAC é um marco em sua primeira edição, graças ao envolvimento do ecossistema de inovação, que se fortalece através do investimento do Governo do Estado em jovens talentos alagoanos”, avaliou Janaína Silva, colaboradora da Fapeal e gestora de projetos do Pibic Jr.
Projetos Selecionados para Feira de Ciências
Outra novidade importante é que cinco projetos de estudantes alagoanos foram selecionados para a próxima Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorrerá em 2026. Essa feira é a mais relevante do país e é promovida pela Universidade de São Paulo (USP). Dentre os projetos selecionados, dois são do Pibic Jr: “Canaplast: Produção de Plástico Termoresistente com Bagaço de Cana-de-Açúcar”, desenvolvido na Escola Estadual Benedita de Castro Lima, em Maceió, e “Grapecate Ecopack: Sustentável por dentro, inteligente por fora”, do Instituto Federal de Alagoas, campus Murici.
Sobre o Programa e Evento
O Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) é uma iniciativa colaborativa entre a Secti, a Fapeal e a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc), que integra o conjunto de editais do programa “Mais Ciência Mais Futuro”. A Olimpíada Alagoana de Ciências (OAC) é uma competição educativo-científica promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com financiamento do Governo do Estado e coordenação do professor Krerley Oliveira, do Instituto de Matemática da Ufal.
Os eventos SigmaCamp e SigmaFestival são parte de uma iniciativa internacional que visa promover a educação científica entre jovens. Para mais informações sobre essas iniciativas, consulte o site oficial.

