Um Evento Cultural Inovador
A calçada da Biblioteca Demonstrativa de Brasília se transforma em um vibrante palco cultural em dezembro, recebendo o Festival Leitura Coletiva. Essa iniciativa faz parte da programação cultural do mês e oferece uma variedade de atividades gratuitas, acessíveis a todos. Durante o festival, o público poderá participar de shows de artistas locais, saraus, uma feira literária, lançamentos de livros, leituras coletivas de obras contemporâneas, oficinas, teatro infantil e sessões de cineclube.
Um dos destaques do evento será o palco externo, onde o projeto MovCEU, do Ministério da cultura, fará sua estreia. Este projeto, que tem como objetivo promover batalhas de rimas e distribuir livros pelo Distrito Federal até 2026, promete trazer uma nova dinâmica à programação. Além disso, a tradicional Feira Magicamente, que chega à sua 27ª edição, é responsável pela curadoria da feira literária e artística do festival. “A escolha dos expositores da Feira Magicamente é mais que uma curadoria, é uma cura”, afirma a curadora Adriana Faraj.
Origem e Propósito do Festival
O Festival Leitura Coletiva é uma criação da poeta Marina Mara, fruto de sua pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. Sob a orientação do professor Gilson Charles dos Santos, o festival nasceu do desejo de conectar pessoas através da literatura, explorando a potência que surge ao reunir diferentes trajetórias. O nome do festival faz referência ao sistema de transporte público, que é gratuito nos finais de semana em Brasília, destacando seu caráter colaborativo, democrático e acessível à cultura.
Leia também: Ministério da Cultura Foca na Economia Criativa em Seminário Sobre Diversidade Cultural
Leia também: Cultura em Suzano Impacta 164 Mil Pessoas e Envolve Mais de 3 Mil Artistas
Fonte: reportersorocaba.com.br
Esta edição do festival homenageia o escritor Antônio Bispo dos Santos, conhecido como mestre Nêgo Bispo, um intelectual quilombola do Piauí que se tornou referência na valorização de saberes tradicionais. No dia 7 de dezembro, a abertura do festival contará com uma leitura coletiva do livro “A terra dá, a terra quer”, seguida de uma conversa com Sabino de Oliveira Santos, filho do autor.
Programação Diversificada para Todos os Gostos
O Festival Leitura Coletiva é uma realização do Instituto Incluir, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles, MoVCEU, o Ministério da Cultura, a Universidade de Brasília e a Feira Magicamente. A programação se estende por todos os fins de semana de dezembro, oferecendo uma rica diversidade de atividades que celebram a cultura literária e artística do Distrito Federal.
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa é realizada através do Termo de Colaboração nº 950548/2023, firmado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Desde sua fundação em 1970, a biblioteca se posiciona como uma instituição pública federal voltada a promover novos paradigmas nas bibliotecas públicas, sempre buscando estar na vanguarda. Sua missão inclui democratizar o acesso à leitura, formar novos leitores, promover a literatura brasileira e contribuir para o aprimoramento dos profissionais do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Leia também: Guaratinguetá Anuncia Habilitação do Plano de Recursos para a Cultura
Fonte: edemossoro.com.br
Leia também: Dezembro Vermelho: HDT Promove Ações de Conscientização Sobre HIV/Aids em Goiás
Fonte: odiariodorio.com.br
Programação Completa do Festival
Confira as atividades programadas:
- 07/12 (domingo)
- 10h – Abertura da Feira Magicamente com DJ Sá
- 11h – Sarau Matinal com microfone aberto ao público
- 16h – Exibição do filme “Confluências”, de Dácia Ibiapina, seguido de bate-papo com os realizadores
- 17h – Leitura coletiva do livro “A terra dá, a terra quer”, de Nêgo Bispo, com a presença de Sabino de Oliveira Santos
- 19h – Show de Emília Monteiro
- 13/12 (sábado)
- 10h – Abertura da Feira Magicamente com DJ Sá
- 11h – Oficina literária “Natureza Bicho, Bicho Natureza”, seguida de manhã de autógrafos
- 16h – Exibição do filme “Dona Lia”, de Letícia Souza e Jaqueline Cardoso, seguida de bate-papo com as realizadoras
- 17h – Sarau de lançamento da Coletânea “Estilo e Poesia”, com a presença dos escritores
- 19h – Show de Asú Guimarães
- 14/12 (domingo)
- 10h – Abertura da Feira Magicamente com DJ Sá
- 11h – Teatro Infantil: “O Natal dos Cachorros”, Cia Néia e Nando
- 16h – Exibição do filme “Advento de Maria”, de Vinícius Machado, seguido de bate-papo com os realizadores
- 17h – Leitura coletiva do livro “Metade Cara, Metade Máscara”, de Eliane Potiguara
- 19h – Show de Guaja
- 20/12 (sábado)
- 10h – Abertura da Feira Magicamente com DJ Sá
- 11h – Sarau Matinal com microfone aberto ao público
- 16h – Exibição do filme “Vladimir Carvalho, Cinema e Memória”, de Márcia Zarur, seguido de bate-papo e tarde de autógrafos com as escritoras Ana Maria Lopes e Marcia Zarur, do Coletivo Maria Cobogó
- 17h – Leitura coletiva do livro “Coração de criança não morre”, de Sérgio Vaz
- 19h – Show de Rapadura
- 21/12 (domingo)
- 10h – Abertura da Feira Magicamente com DJ Sá
- 11h – Sarau Matinal com microfone aberto ao público
- 16h – Exibição do filme “Mil Luas”, de Carina Bini, seguido de bate-papo com os realizadores
- 17h – Leitura coletiva do livro “Tudo que já nadei: Ressaca, quebra-mar e marolinhas”, de Letrux
- 19h – Show de Ana Béa

