Iniciativas de Saúde nas Escolas
Na última semana, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bortolon deu um passo importante ao realizar duas novas ações do Programa Saúde na Escola (PSE) nas instituições CEMEI Cantinho Feliz e EEF Augusto Colatto. Estas atividades são fundamentais para garantir o bem-estar dos estudantes, adaptadas conforme a faixa etária de cada grupo.
No CEMEI Cantinho Feliz, a equipe focou na avaliação das medidas corporais dos alunos, incluindo peso, altura e Índice de Massa Corporal (IMC). Essas medições têm como propósito assegurar um crescimento saudável e monitorar o desenvolvimento individual de cada criança, essencial para a saúde na infância.
Leia também: Investimentos da Prefeitura de Maceió: Um Novo Olhar para a Educação Infantil
Leia também: Congresso Uesb: Integração de Cultura, Ciência e Educação em Foco
Fonte: reportersorocaba.com.br
Por outro lado, na EEF Augusto Colatto, os alunos do oitavo e nono anos participaram de uma palestra educativa que abordou métodos contraceptivos e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O intuito dessa atividade foi promover a conscientização sobre temas relevantes à saúde sexual, incentivando o autocuidado e o aumento do conhecimento entre os jovens.
Essas ações são fruto do esforço conjunto de uma equipe diversificada de profissionais da UBS. Entre os colaboradores, destacaram-se a enfermeira Adriana Tonett e a técnica em enfermagem Vanderléia Correa de Oliveira. Além delas, participaram estudantes do curso de Enfermagem da Unoesc Xanxerê, como Jéssica Rovani Tormenada, Jaqueline Pizzi, Camila Natália Mello e Aline Correa Trindade, além da interna de medicina Isadora Martina.
Leia também: Educação no Trânsito: DetranRS Foca em Ações para Idosos
Fonte: curitibainforma.com.br
Leia também: Nutricionista Baiana Sequestrada é Encontrada Após Transferências Forçadas
Fonte: vitoriadabahia.com.br
O foco central dessas atividades é assegurar uma educação que traga consciência e saúde para os estudantes, facilitando o acesso à saúde pública diretamente nas escolas. Essa iniciativa também destaca a importância da colaboração entre as equipes de saúde e educação, visando sempre o melhor para os alunos.

