Iniciativa para Sustentabilidade
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) acaba de revelar os resultados da chamada 08/2025, que destina R$ 2,7 milhões a projetos focados na Economia Verde e Azul. Com essa ação, a Fapes busca promover a preservação, conservação e recuperação do meio ambiente, ao mesmo tempo que estimula o uso eficiente dos recursos naturais e iniciativas sustentáveis e bioeconômicas.
Os recursos são provenientes da Fundação Renova e são geridos pelo Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). O diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, destacou a relevância dessa chamada e seu caráter inédito. Segundo ele, essa iniciativa é crucial para fomentar soluções que visem à conservação do bioma local.
Leia também: Boca Miúda: Bastidores da Política na Região dos Lagos e a Economia Azul
Fonte: agazetadorio.com.br
Leia também: Minas Gerais: Inovação e Sustentabilidade no 2º Congresso Nacional de Turismo
Fonte: soudebh.com.br
“Nosso objetivo é incentivar projetos que tragam inovações para a preservação e recuperação do nosso meio ambiente. A chamada se destacou em um recente encontro do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), quando ficou claro que outras fundações, que também atuam em biomas semelhantes, ainda não haviam realizado editais com esse foco”, afirmou Varejão.
O edital recebeu um total de 35 propostas, das quais 12 foram aprovadas. Dentre os projetos selecionados, oito estão relacionados ao tema “Economia Verde” e quatro abordam a “Economia Azul”. Essa divisão reflete a diversidade das iniciativas que buscam contribuir para o equilíbrio ecológico e ao mesmo tempo promover o desenvolvimento econômico sustentável no estado.
O resultado final desta chamada representa um passo significativo para o Espírito Santo, que almeja se tornar um modelo em projetos de sustentabilidade. Com a crescente preocupação global sobre questões ambientais, iniciativas como essa são fundamentais para a construção de um futuro mais sustentável e consciente.