O avanço do Ensino Médio Integral
O Ensino Médio Integral (EMI) tem mostrado avanços significativos no Nordeste do Brasil, refletindo um crescimento notável nas matrículas. Com dados recentes da organização Todos Pela Educação, verifica-se que o número de estudantes nessa modalidade mais que triplicou nas redes estaduais, saltando de 1,3 milhão em 2016 para um número expressivo em 2024.
Entre os estados nordestinos, Alagoas se destaca na liderança, com percentuais de matrículas superiores à média nacional de 22%. Também se sobressaem Pernambuco, Ceará, Piauí, Paraíba e Sergipe, como revelado em uma matéria do Valor Econômico publicada em 30 de setembro. Especialistas apontam que o planejamento e o comprometimento político têm sido fundamentais para elevar esses indicadores de aprendizagem.
O Nordeste como referência no EMI
A expansão do Ensino Médio Integral, um modelo que propõe que os alunos permaneçam na escola por 35 horas ou mais semanalmente, coloca a região do Nordeste como referência em todo o Brasil. Dos nove estados apresentados com porcentagens acima da média nacional, apenas Espírito Santo, São Paulo e Amapá não pertencem ao Nordeste.
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No cenário nacional, Alagoas figura na 7ª posição, com um percentual de 29% de estudantes matriculados no EMI, totalizando 28.342 alunos. Isso coloca o estado à frente de grandes regiões, como São Paulo (24%), Minas Gerais (15%), Rio de Janeiro (14%) e Rio Grande do Sul (6%). Essa realidade evidencia uma mudança significativa no panorama educacional.
Um aumento acelerado nas matrículas
Dados da Superintendência da Rede Estadual, vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), confirmam o crescimento notável da oferta do ensino integral em Alagoas. Desde 2020, o número de matrículas dobrou, e atualmente, 45% das unidades de ensino da rede estadual disponibilizam o EMI. Para 2025, estão previstas 112 escolas voltadas para essa modalidade, com um aumento estimado de 5 a 10% em 2026.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destaca que os investimentos em ensino integral têm sido constantes desde 2015. Segundo ela, a infraestrutura das escolas tem sido aprimorada, incluindo a ampliação de refeitórios e cozinhas, além de oferecer cinco refeições diárias, considerando a vulnerabilidade alimentar da população alagoana.
Impactos positivos no aprendizado
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Na análise feita pelo Valor Econômico, Manoela Miranda, gerente de políticas educacionais do Todos Pela Educação, ressalta que os estados nordestinos não apenas aumentaram a cobertura do EMI, mas também mantiveram avanços significativos. “O modelo possui uma proposta pedagógica que oferece uma visão integral do jovem, preparando-o para desafios futuros, como o ensino superior, formação técnica ou mercado de trabalho”, afirmou.
O governo de Alagoas tem se destacado também em iniciativas que além do EMI, contribuem com a educação. O Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) é uma dessas ações, visando aprofundar a formação dos alunos e promover um projeto de vida autônomo.
Excelência no Exame Nacional do Ensino Médio
Quando se menciona o Ensino Médio no Brasil, não se pode deixar de lado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é crucial para a entrada nas universidades. Em 2025, Alagoas registrou o segundo maior percentual de estudantes inscritos no exame, com 29.299 alunos da rede pública, representando 92,84% do total de matriculados nas 3ª ou 4ª séries do ensino médio na rede estadual e no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), ficando atrás apenas do Ceará com 96,87%.
Reconhecimento nacional
Além do destaque nas inscrições do Enem, o Programa Alagoano de Ensino Integral (Palei) tem sido fundamental na formação dos estudantes, promovendo um aprendizado significativo. A secretária de Educação do Estado ressalta que pesquisas mostram que alunos de escolas de tempo integral têm, em média, 40% mais de aprendizagem.
Artur Ferreira, Superintendente da Rede Estadual de Ensino da Seduc, compartilha sua experiência com o ensino integral, ressaltando que esse modelo educacional oferece uma proposta pedagógica que considera o estudante como um sujeito completo, desenvolvendo autonomia e um projeto de vida. Essa abordagem transforma a rotina escolar em uma experiência formativa abrangente, preparando os jovens para futuros desafios.
O Palei foi reconhecido como uma das melhores práticas durante a Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, realizada em Belo Horizonte. Erivaldo Valério, responsável pela apresentação do programa, destacou a importância do compromisso político e do planejamento para garantir uma educação pública de qualidade em Alagoas e promover o desenvolvimento integral dos estudantes.