Mudanças Estruturais na Copa do Nordeste
A Copa do Nordeste está prestes a passar por uma reformulação significativa para sua edição de 2026. Em uma reunião realizada na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última quinta-feira (18), os presidentes das federações estaduais do Nordeste discutiram e definiram mudanças importantes. Um dos principais ajustes será o aumento do número de participantes, que deverá saltar para 20 clubes. A decisão final sobre a nova fórmula de disputa ficará a cargo da CBF.
As alterações propostas ainda precisam ser aprovadas pela diretoria de competições da confederação, mas já se sabe que a competição contará com dois representantes de cada Estado nordestino e um a mais para a Bahia e o Ceará, que possuem as federações com melhor ranqueamento nacional.
Os clubes que participarão da Copa do Nordeste 2026 serão os campeões e vice-campeões de cada campeonato estadual, além do terceiro colocado dos torneios baiano e cearense. Com essa nova regra, o CSA, que não conseguiu avançar à final do Campeonato Alagoano de 2025, ao ser derrotado pelo CRB, ficará fora da competição.
A nova fórmula de disputa prevê que os 20 clubes sejam divididos em quatro grupos de cinco times. No entanto, as partidas não ocorrerão somente entre os clubes dentro de um mesmo grupo. Em vez disso, haverá confrontos entre equipes de diferentes grupos, e após cinco jogos, apenas o líder e o vice-líder de cada grupo avançarão para as fases eliminatórias.
A fase eliminatória consistirá em jogos de ida e volta, começando nas quartas de final e seguindo até a grande decisão. Com esta nova estrutura, a Copa do Nordeste deverá ser realizada em um total de até 11 datas.
Clubes Confirmados para a Nova Edição
Com as mudanças anunciadas, os clubes que estarão na competição são:
- Ceará: campeão: Ceará (21ª participação); vice: Fortaleza (18ª participação); 3º lugar: Maracanã (2ª participação).
- Bahia: Campeão: Bahia (22ª participação); vice: Vitória (22ª participação); 3º lugar: Jacuipense (4ª participação).
- Pernambuco: Campeão: Sport (19ª participação); vice: Retrô (5ª participação).
- Alagoas: Campeão: CRB (22ª participação); vice: ASA (7ª participação).
- Rio Grande do Norte: Campeão: América (21ª participação); vice: ABC (21ª participação).
- Maranhão: Campeão: Maranhão (3ª participação); vice: Imperatriz (4ª participação).
- Paraíba: Campeão: Sousa (6ª participação); vice: Botafogo (22ª participação).
- Sergipe: Campeão: Confiança (18ª participação); vice: Itabaiana (7ª participação).
- Piauí: Campeão: Piauí (2ª participação); vice: Fluminense (4ª participação).
Essas mudanças na Copa do Nordeste prometem impactar significativamente a dinâmica da competição, trazendo novas oportunidades e desafios para os clubes participantes. Resta saber como essa nova estrutura será recebida por jogadores e torcedores, especialmente aqueles que acompanham o CSA, que não verá seu time na próxima edição, ao menos por enquanto.