Transformação do Mercado da Produção
Nesta segunda-feira (28), o prefeito de maceió, João Henrique Calcas (JHC), revelou o edital de licitação para a reestruturação do Mercado da Produção, situado na parte baixa da cidade. Com um investimento estimado em quase R$ 300 milhões, os recursos já estão assegurados pela Prefeitura, o que marca um avanço significativo para a área.
No dia 29 de setembro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura irá realizar uma licitação internacional para selecionar uma empresa especializada na execução das obras de reforma e ampliação do mercado. Este processo será conduzido sob a modalidade de concorrência eletrônica e, segundo informações, terá a forma de empreitada por preço global, seguindo um modelo semi-integrado.
Leia também: Decisão do TRE em Maceió: Justiça Restaura Mandato de Vereador e Reinserção na Política
A revitalização do mercado será dividida em duas etapas, com o objetivo de transformar o espaço em um local moderno, acessível e que ofereça melhores condições de trabalho e atendimento ao público. Além disso, o novo Mercado da Produção será integrado à rota turística da cidade, aumentando ainda mais sua importância.
“Esta obra representa um marco para nossa cidade. A reestruturação fará com que este equipamento esteja à altura do povo trabalhador e empreendedor de maceió, que sempre lutou pelo nosso mercado. Um espaço que ficou abandonado por várias gestões e que, desde o início da administração, buscamos uma solução”, declarou JHC, ressaltando a relevância do novo projeto.
Entre as melhorias previstas no projeto, destaca-se a ampliação da área construída, que triplicará para mais de 40 mil m². O número de permissionários também será ampliado, passando de aproximadamente 1.400 para 2.035, além da criação de cerca de 900 novas vagas de estacionamento.
Leia também: Decisão do TRE em Maceió: Justiça Restaura Mandato de Vereador e Reinserção na Política
“Vamos estabelecer uma base sólida para elevar o mercado, empregando tecnologias adequadas para evitar alagamentos durante a chuva. Este será mais um patrimônio da nossa cidade, um espaço cultural repleto de memórias afetivas”, acrescentou o prefeito, enfatizando a inclusão de tecnologias sustentáveis na obra.
O novo espaço contará ainda com sistemas de energia solar e reaproveitamento de água, uma praça de alimentação com palco para apresentações, instalação de câmaras frias, novos boxes internos, áreas climatizadas, espaços de convivência, além de um local destinado a ônibus de turismo e uma creche Gigantinhos.
A acessibilidade é uma prioridade no projeto. Serão construídas rampas de acesso, banheiros adaptados e exclusivos, além de piso tátil e sinalização adequada para garantir a inclusão de pessoas com deficiência.
Para assegurar que os permissionários não sejam prejudicados durante a execução das obras, o projeto será desenvolvido de forma modular. Isso permitirá que o funcionamento do mercado continue ao longo de todo o período da reforma. O trabalho de elaboração do projeto levou cerca de seis meses e contou com a participação ativa dos permissionários do Mercado da Produção, que foram ouvidos durante todo o processo de planejamento.